Ouvindo...

Barreiras recebe o maior evento da cacauicultura brasileira focado em inovação e sustentabilidade

Bahia lidera o ranking nacional, e o oeste do estado avança como novo polo dinâmico e inovador da cadeia

Município receberá produtores, pesquisadores, técnicos, investidores e especialistas de todo o país

A cidade de Barreiras, na Bahia, será sede da quarta edição da Cacauicultura 4.0, maior evento técnico e institucional da cadeia produtiva do cacau no Brasil.

De 10 a 12 de julho de 2025, o município receberá produtores, pesquisadores, técnicos, investidores e especialistas de todo o país — e também do exterior — para discutir os caminhos da cacauicultura moderna, com ênfase em tecnologia, mercado, rastreabilidade e sustentabilidade. O evento é realizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com apoio da Prefeitura de Barreiras, e se estenderá também ao município vizinho de Riachão das Neves.

Com pouco mais de sete anos de presença no oeste baiano, a cultura do cacau vem ganhando protagonismo em uma região historicamente voltada para grãos como soja, milho e algodão. A introdução do cultivo se consolidou com o apoio de tecnologias de irrigação, mecanização e manejo sustentável, resultando em lavouras altamente produtivas — com médias de 150 a 200 arrobas por hectare — e com forte potencial de expansão.

Com a crescente demanda global por chocolate e derivados, a Bahia lidera o ranking nacional, e o oeste do estado avança como novo polo dinâmico e inovador da cadeia. Conforme o prefeito da Capital do Oeste, a Cacauicultura 4.0 reforça esse protagonismo e os diversos setores estão convidados a construir uma nova história para o cacau brasileiro.

Programação

A programação será aberta oficialmente em Barreiras, no dia 10 de julho, com recepção de autoridades e convidados. No dia seguinte, o Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha será o espaço de um ciclo de palestras técnicas sobre melhoramento genético, bioinsumos, irrigação, mecanização, tendências do mercado global e estratégias de expansão sustentável da produção.

No dia 12, o encontro se encerra com um dia de campo na Fazenda Santa Helena, em Riachão das Neves, onde os participantes poderão visitar lavouras irrigadas, conhecer inovações aplicadas no campo e trocar experiências com especialistas e produtores.

A edição de 2025 contará com a presença de representantes da Ceplac, Embrapa, Ministério da Agricultura, instituições de fomento nacionais e internacionais, empresas de genética e da indústria do chocolate. A cacauicultura no Cerrado baiano já se destaca pela mecanização, qualidade genética das mudas, clima controlado com irrigação e logística favorável, além da ausência de doenças comuns em outras regiões produtoras.

Leia também

Serviço

Cacauicultura 4.0

Data: 10, 11 e 12 de julho
Onde: Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha, Barreiras - Bahia
Ingressos: R$ 550 nos sites https://cacau.wiesoo.com/ e https://www.sympla.com.br/evento/cacauicultura-40/2973316

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde