Açúcar cristal volta a recuar em São Paulo em meio a maior liquidez no mercado

Indicador registra queda de 1%, com usinas e atacadistas evitando carregar estoques e compradores antecipando negociações para o fim de ano

Tanto as usinas quanto os atacadistas têm demonstrado baixo apetite para a manutenção de estoques

Os preços do açúcar cristal branco voltaram a cair neste início de dezembro no estado de São Paulo, após esboçar certa reação no final de novembro. Na parcial do atual mês (até o dia 5), o Indicador CEPEA/ESALQ (cor Icumsa de 130 a 180) registra baixa de 1%, voltando a operar na casa dos R$ 107,00 por saca de 50 kg.

Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse movimento de queda foi observado mesmo diante de um cenário de maior liquidez. A indústria esteve mais ativa no mercado spot paulista, antecipando as compras para o período de festas de final de ano. Contudo, essa presença se deu sob uma estratégia clara de barganha por preços menores, aproveitando-se da oferta relativamente abundante do produto no mercado.

Do lado da oferta, tanto as usinas quanto os atacadistas têm demonstrado baixo apetite para a manutenção de estoques elevados durante a entressafra. Pesquisadores do Cepea indicam que o custo de carregamento de estoques em um ambiente de juros altos torna economicamente desfavorável a retenção de produto, incentivando as vendas antecipadas mesmo a preços menos favoráveis.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Ouvindo...