Ouvindo...

Nova suspeita de gripe aviária em granja comercial é investigada no RS

Animais com sintomas de influenza aviária foram identificados em uma granja

O Brasil investiga um possível novo caso de gripe aviária em uma granja comercial no município de Teutônia, no Rio Grande do Sul. A informação ainda não consta no painel de monitoramento do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) mas foi confirmada pelo ministro Carlos Fávaro durante coletiva nesta quarta-feira (4).

O ministro afirmou que foram identificados animais com sintomas em uma granja, todos os materiais foram coletados e encaminhados ao laboratório para testes. Até o momento só um foco da doença foi confirmado - e já encerrado - em granja comercial, em Montengero (RS).

“Não há uma mortandade de animais portanto isso nos dá a segurança como em outros três casos investigados em granja comercial que deram resultado negativo”, disse o ministro que acredita que seja negativado.

Negociações para diminuir restrições

De acordo com o ministro Fávaro, o Brasil não corre risco de novos fechamentos de mercados internacionais e já está em tratativas para reverter as restrições totais nas exportações de carne de frango e ovos aplicadas por alguns países.

“Já começamos a negociação de diminuir a restrição total com vários países”, afirmou ele.

“A União Europeia (que adotou restrição total) já encaminhou um questionário ao Mapa sobre o detalhamento que eles fazem necessário para entendimento deles para que possam reduzir as restrições. Nós já respondemos então há um indício que a negociação vai ser favorável”, disse o ministro.

Além disso, Fávaro confirmou que está em tratativas com outros países para reduzir as restrições apenas no estado do foco (RS) e também limitar a cidade de Montenegro.

O Brasil já completou 14 dias de vazio sanitário, ou seja sem outro foco em granja comercial, e aguarda mais 14 para concluir. No dia 18 de junho é esperado a conclusão, caso não seja registrado novo caso em granja comercial.

Leia também

“Nenhum país do mundo segurou a entrada de gripe aviária em granjas comerciais por tanto tempo e quando efetivamente ocorreu seja bem restrito. Ainda faltam 14 dias mas está comprovado que o foco não saiu da granja de Montenegro, porque nosso sistema é muito forte”, explica o ministro.

Situação atual das suspensões de exportações de aves e produtos:

  • Suspensão total das exportações de carne de aves do Brasil (21 países): China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Peru, Albânia, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Índia, Sri Lanka, Macedônia do Norte e Paquistão.
  • Suspensão restrita ao estado do Rio Grande do Sul (1 bloco + 13 países): União Econômica Euroasiática (UEE - Rússia, Bielorrússia, Armênia, Quirguistão) Arábia Saudita, Kuwait, Reino Unido, Angola, Turquia, Bahrein, Cuba, Montenegro, Namíbia, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia.
  • Suspensão limitada ao município de Montenegro-RS (4 países): Emirados Árabes Unidos, Japão, Catar e Jordânia.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde