‘Terra do morango': pioneira em Minas, cidade busca reconhecimento em projeto de lei

Minas Gerais é o maior produtor de morangos do Brasil, com uma área plantada de 3,6 mil hectares e uma produção anual de 184,9 mil toneladas

Estiva, no Sul de Minas, é uma das pioneiras na produção de morango no estado

Um projeto de lei tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para reconhecer Estiva, cidade do Sul de Minas, como a “Terra do Morango”, devido à sua importância no Polo de Incentivo à Cultura da fruta.

O título já é usado popularmente para a cidade que é uma das pioneiras na produção de morango no estado e é atrativo turístico.

O primeiro plantio em Estiva - a partir de mudas de Atibaia (SP) - foi no ano de 1963, no bairro Ribeirão das Pedras, onde foram plantados cerca de 100 mil pés de “morango-13” (Azedinho).

Minas Gerais é o maior produtor de morangos do Brasil, com uma área plantada de 3,6 mil hectares e uma produção anual de 184,9 mil toneladas. O cultivo é realizado, em sua maioria, por agricultores familiares, somando cerca de 11 mil pequenos produtores no estado. Os municípios que mais se destacam na produção são Espírito Santo do Dourado, Bom Repouso, Senador Amaral, Pouso Alegre e Estiva, todos no Sul de Minas.

Em 2024, a produção média foi de 19,2 mil toneladas na “Terra do morango”. Já, Pouso Alegre segue como maior produtor com cerca de 40 mil toneladas.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde

Ouvindo...