Mais de 200 doses de sêmen de reprodutores bovinos de raças europeias foram distribuídas para pecuaristas familiares. A ação fez parte do Dia de Campo realizado na Embrapa Pecuária Sul, no dia 23 de outubro.
O evento englobou o Projeto de Qualidade e Excelência em Genética Bovina Taurina para a Agricultura Familiar (Qualigen), projeto que visa o melhoramento genético dos rebanhos de produtores familiares.
A iniciativa é uma parceria entre a Embrapa, a Fetag/RS e os Sindicatos de Trabalhadores Rurais de Caçapava do Sul, Pinheiro Machado, Alegrete e Santo Antônio da Patrulha.
O sêmen é proveniente de touros testados e que se destacaram nas provas de avaliação de desempenho que a Embrapa Pecuária Sul realiza sendo, doado pela Associação Brasileira de Angus e Ultrablack. Segundo a pesquisadora Vivian Timpani, coordenadora do Qualigen, juntamente com o material genético, são distribuídos kits de inseminação artificial em tempo fixo (IATF), contribuindo com a qualificação dos produtores e o uso de técnicas mais modernas de reprodução.
Vivian Timpani ressalta que estas doses foram repassadas para os sindicatos de Alegrete e Santo Antônio da Patrulhas, dois municípios que passaram a integrar o projeto esse ano. “A partir da distribuição desses materiais, os sindicatos selecionam os produtores que participarão do projeto e ficam responsáveis pela logística e a inseminação, além do controle e acompanhamento zootécnico dos filhos dos cruzamentos”.
Segundo Vivian, os dados coletados são encaminhados à Embrapa e passam a integrar o banco de dados das associações e da instituição. “Essas informações vão compor nossa base de avaliação genética, contribuindo para aumentar a precisão das avaliações, em especial nos contextos de pecuária familiar”.