Ouvindo...

Mulheres do café brilham na SIC: Concurso Florada Três Corações tem pontuação histórica

Maior edição da Semana Internacional do Café encerra nesta sexta-feira (7), no Expominas, em Belo Horizonte

Mulheres foram destaque na Semana Internacional do Café (SIC)

No último dia da Semana Internacional do Café (SIC), as mulheres foram o centro do evento com o Concurso Rituais 85+ Florada Premiada da Três Corações.

Criado para dar visibilidade e gerar novas oportunidades para as cafeicultoras, o projeto recebeu nesta 8ª edição 1.075 inscrições, com recorde de amostras de cafés especiais.

Para o presidente do grupo Três Corações, Pedro Lima, o público tem procurado mais cafés especiais.

“A Três Corações ela vem evoluindo com o consumidor, onde o consumidor vai. Nosso propósito é encantá-lo. A demanda por cafés especiais, gourmet, tem crescido a mais de 20% essa essa plataforma de negócios”, disse à reportagem.

Patrícia Carvalho, gerente de cafés especiais, líder do projeto Florada, acredita que o papel da mulher na cafeicultura é cada vez maior.

“A cafeicultura, ela sempre foi muito masculina, mas ela nunca deixou de ter mulheres. A mulher, principalmente na agricultura familiar, sempre esteve envolvida. Não foi a Três Corações, não foi ninguém que inventou a mulher da cafeicultura. O que a gente fez foi criar um espaço de pertencimento, visibilidade e reconhecimento, que a produtora pudesse falar: ‘Eu sou cafeicultora’. Ao invés de ‘Eu ajudo meu marido, eu trabalho com meu filho’”, pontuou a líder do projeto.

O evento contou com a presença do Padre Fábio de Melo e da cantora Simone Mendes, embaixadores da Tres Corações.

Café das Matas de Minas alcança maior pontuação da história

O café da produtora Amanda Evaristo Lacerda foi o campeão da categoria Via Seca com a maior pontuação da história do concurso: 94,33.

De Espera Feliz, nas Matas de Minas, Amanda é a terceira geração da família Lacerda. Ela é neta de Seu Onofre Lacerda, cafeicultor de 80 anos, multipremiado com a marca Onofre Cafés.

O café da produtora Amanda Evaristo Lacerda foi o campeão da categoria Via Seca com a maior pontuação da história do concurso: 94,33

“A gente trabalha muito procurando um café muito especial, mas eu não esperava ficar em primeiro e muito menos com a maior pontuação. Uma felicidade que não cabe no peito” contou a campeã emocionada à Itatiaia.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde
Fabiano Frade é jornalista na Itatiaia e integra a equipe de Agro. Na emissora cobre também as pautas de cidades, economia, comportamento, mobilidade urbana, dentre outros temas. Já passou por várias rádios, TV’s, além de agências de notícias e produtoras de conteúdo.