Ouvindo...

Shopping Gir Leiteiro está entre as atrações da 90ª Expozebu

Tradicional leilão da EPAMIG ofertará fêmeas, machos e sêmen de alta qualidade genética

O Shopping Gir Leiteiro ofertará 22 fêmeas, 7 machos e 9 doses de sêmen

Entre os dias 26 de abril e 4 de maio ocorrerá a 90ª Expozebu em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Com uma programação diversa, um dos momentos mais aguardados é o Shopping Gir Leiteiro, tradicional leilão da raça, realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG).

O Shopping Gir Leiteiro ofertará 22 fêmeas, 7 machos e 9 doses de sêmen. O processo de apresentação dos animais acontece entre os dias 28 de abril e 2 de maio, de 8h às 16h, com visitas presenciais no Campo Experimental Getúlio Vargas da EPAMIG (Rua Afonso Rato, 1301, Bairro Mercês, Uberaba).

As propostas deverão ser preenchidas em formulário específico, conforme indicado no edital, e protocoladas em envelope hermeticamente fechado e indevassável no Campo Experimental Getúlio Vargas – EPAMIG Oeste, ou pelos endereços eletrônicos: rayanne.castanheira@epamig.br ou cegt@epamig.br, até às 16 horas do dia 2 de maio.

A abertura das propostas será feita a partir das 17h, no dia 2 de maio. A apuração começará pelos envelopes físicos lacrados e na sequência serão abertas as propostas recebidas por e-mail.

Pesquisa e inovação

A EPAMIG aproveitará o período da Expozebu, maior feira de pecuária zebuína do mundo, para realizar a entrega das obras dos Complexos Multiusuários de Pecuária de Precisão e de Biotecnologia Vegetal do Campo Experimental Getúlio Vargas. A solenidade acontece na segunda-feira, 28 de abril, às 10h.

O complexo de Pecuária de Precisão visa aperfeiçoar as pesquisas, na área de nutrição de bovinos, por meio do uso de chips e cochos automatizados que permitirão o monitoramento de informações sobre consumo diário de nutrientes.

“Esse trabalho consegue acompanhar a eficiência alimentar e identificar qual animal se destaca melhor no grupo genético. Qual apresenta menor consumo e maior produção de leite, além de permitir que o pesquisador acompanhe os dados a distância”, avalia o zootecnista Clenderson Corradi Gonçalves, chefe da Assessoria de Negócios Agropecuários da EPAMIG.

O Complexo de Biotecnologia Vegetal vai desenvolver trabalhos com oliveiras, café e plantas medicinais. As ações vão envolver clonagem de mudas para conservação do genoma original da planta, análise de mudas, cultura de tecidos e controle de pragas e doenças.

Os recursos para as obras resultam de quatro projetos financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e um pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.