Ouvindo...

Tratamento de Sementes transforma a produção no campo aumentando a produtividade

Em Dia de Campo, BASF mostrou a tecnologia para especialistas e parceiros

Tratamento de sementes consiste na aplicação de substâncias químicas, biológicas ou físicas

Produtores rurais, especialistas e parceiros participaram do Dia de Campo promovido pela BASF para explicar os benefícios e avanços do Tratamento de Sementes Industrial (TSI). O encontro ocorreu na Estação Experimental Staphyt, localizada em Formosa (GO).

À primeira vista, essas sementes podem até lembrar pequenas miçangas brilhantes, mas por trás da coloração vibrante, existe um tratamento tecnológico pensado para proteger, nutrir e impulsionar o crescimento das plantas desde o primeiro instante. O que parece apenas estético é, na verdade, funcional: as cores identificam diferentes camadas de proteção, um verdadeiro escudo contra pragas, doenças e adversidades do solo.

Essa tecnologia, conhecida como Tratamento Industrial de Sementes, garante um impulso inicial vigoroso e um desenvolvimento mais uniforme das culturas. Além disso, ela contribui para o uso mais racional de insumos, promovendo uma agricultura mais sustentável e eficiente.

Os participantes puderam acompanhar de perto o desenvolvimento de importantes culturas como soja, milho, feijão, sorgo, trigo e arroz, todas cultivadas com sementes que foram previamente tratadas. Os resultados demonstrados no campo evidenciam como a tecnologia é capaz de impactar de forma positiva e direta a saúde das plantas, a qualidade da raiz e do solo e, sobretudo, a produtividade das lavouras.

Os resultados do crescimento das plantas que receberam o Tratamento de Sementes são evidentes, especialmente quando comparados às testemunhas, que não passaram por nenhuma intervenção e ficaram suscetíveis aos ataques de fungos, pragas, e outros fatores adversos.

Leia também

O que é o TSI?

O tratamento de sementes consiste na aplicação de substâncias químicas, biológicas ou físicas diretamente sobre a semente, antes mesmo de seu contato com o solo. Essa camada protetora atua como um escudo contra agentes como fungos, pragas, doenças e nematóides – fatores que comprometem o desenvolvimento pleno das culturas desde os primeiros dias de germinação.

Um dos principais diferenciais do tratamento industrial está na precisão e uniformidade. Realizado em ambientes controlados esse processo assegura que cada semente receba a dose exata de proteção, de forma homogênea. Essa padronização eleva o nível de eficiência da técnica e contribui para a redução do uso posterior de defensivos agrícolas.

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.