Ouvindo...

Tomate, ovo e café: por que são os vilões da inflação em março, segundo o IPCA?

Alimentos com maiores preços já estavam previstos na prévia, o IPCA-15, divulgado no dia 27 de março

Tomate, ovo e café impulsionaram a inflação em março

O tomate, ovo e café moído foram os grandes vilões da inflação de março, segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As principais altas foram no tomate (22,55%), café moído (8,14%) e ovo de galinha (13,13%), que juntos responderam por ¼ da inflação de março. Os alimentos com maiores preços já estavam previstos na prévia, o IPCA-15, divulgado no dia 27 de março.

O café e ovo são os vilões da inflação desde o início do ano. Em janeiro o tomate também impulsionou o IPCA, com alta de 20,27%.

O que motivou a alta dos alimentos?

“Para o tomate, com o calor dos meses de verão, houve uma aceleração na maturação, levando a antecipação da colheita em algumas praças. Sem essas áreas de colheita em março, houve uma redução na oferta, trazendo pressão de alta sobre os preços”, explica Fernando Gonçalves, gerente da pesquisa.

Já os ovos estão em alta devido a uma soma de fatores, sendo um deles o período da Quaresma - quando os católicos substituem a carne vermelha por carnes brancas e ovos. Além disso o aumento do custo de produção, com a alta do milho, base da ração das aves, também contribui para os preços salgados.

Leia também

O café moído acumula uma alta de 77,78% nos últimos 12 meses, “impulsionada pelo aumento do preço no mercado internacional dada a redução de oferta do grão em escala mundial, com a quebra de safra no Vietnã devido a adversidades climáticas, as quais também prejudicaram a produção interna”, destaca o gerente.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde