Ouvindo...

Ovos nas alturas! Entenda aumento do preço e qual a previsão de queda

Valores da proteína em fevereiro já aumentaram cerca de 40% em relação a janeiro; vários fatores são associados, entre eles a alta de milho e soja, alimentos das aves

Entenda motivo da alta dos ovos

O preço dos ovos nos supermercados tem assustado os consumidores. Os valores da proteína em fevereiro já aumentaram cerca de 40% em comparação com janeiro deste ano. Mas o que explica esse aumento?

Segundo a analista de agronegócios do Sistema Faemg Senar, Mariana Simões alguns fatores influenciam a alta dos ovos, sendo um deles a elevação das cotações da carne bovina, suína e de frango.

‘Muitas famílias têm buscado o ovo em substituição a essas proteínas que tem um maior custo’, explica. Com o aumento da procura, o preço também é impactado.

Outro fator que pode explicar o comportamento é a gripe aviária que se intensificou nos Estados Unidos, atingindo vários animais.

‘Os preços dos ovos nesse país quase dobraram devido ao abate de milhões de aves em decorrência da gripe aviária, porém o Brasil é livre da gripe aviária. Não tem nenhum caso notificado em plantéis comerciais. Então, pelo contrário, nossa produção está em ascensão. Em 2024, o país cresceu 9,4%. Em Minas, nos primeiros 9 meses do ano, esse crescimento chegou a quase 19%', aponta a analista.

Embora a exportação do Brasil para os EUA tenha aumentado, essa exportação de ovos representou apenas 1,3% do que o país produziu em 2024. ‘Portanto, esse comportamento do mercado interno é o determinante para explicar o preço dos ovos’, explica Simões.

Além disso a alta dos ovos tem um motivo religioso. Isso porque a alta já é esperada para o período com a proximidade da Quaresma - período em que os católicos evitam consumo de carne - quando o ovo é uma das opções de proteína.

‘A gente tem uma expectativa de que essa alta permaneça durante o período da Quaresma, que é quando muitos cristãos buscam essa proteína em substituição às demais’, afirma a analista sobre a previsão da alta permanecer até o fim da Quaresma, pelo menos.

Leia também

Alta na alimentação das aves

Outro fator que explica a alta dos ovos é o aumento no custo de produção, ‘impulsionado pela alta nos preços do milho e da soja, grãos essenciais na alimentação das aves, além das altas temperaturas, que reduziram a produção’, aponta a coordenadora Técnica de Pequenos Animais da Emater-MG, Márcia Portugal.

‘O setor enfrentou anos de custos elevados com os grãos e atualmente vem conseguindo recuperar suas margens. No entanto, ainda se preocupa com os preços altos dos combustíveis e com a possível alta nos preços dos grãos, o que impacta negativamente a rentabilidade do setor’, conclui a coordenadora.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde