O preço dos ovos nos supermercados tem assustado os consumidores. Os valores da proteína em fevereiro já aumentaram cerca de 40% em comparação com janeiro deste ano. Mas o que explica esse aumento?
Segundo a analista de agronegócios do Sistema Faemg Senar, Mariana Simões alguns fatores influenciam a
‘Muitas famílias têm buscado o ovo em substituição a essas proteínas que tem um maior custo’, explica. Com o aumento da procura, o preço também é impactado.
Outro fator que pode explicar o comportamento é a gripe aviária que se intensificou nos Estados Unidos, atingindo vários animais.
‘Os preços dos ovos nesse país quase dobraram devido ao abate de milhões de aves em decorrência da gripe aviária, porém o Brasil é livre da gripe aviária. Não tem nenhum caso notificado em plantéis comerciais. Então, pelo contrário, nossa produção está em ascensão. Em 2024, o país cresceu 9,4%. Em Minas, nos primeiros 9 meses do ano, esse crescimento chegou a quase 19%', aponta a analista.
Embora a exportação do Brasil para os EUA tenha aumentado, essa exportação de ovos representou apenas 1,3% do que o país produziu em 2024. ‘Portanto, esse comportamento do mercado interno é o determinante para explicar o preço dos ovos’, explica Simões.
Além disso a
‘A gente tem uma expectativa de que essa alta permaneça durante o período da Quaresma, que é quando muitos cristãos buscam essa proteína em substituição às demais’, afirma a analista sobre a previsão da alta permanecer até o fim da Quaresma, pelo menos.
Alta na alimentação das aves
Outro fator que explica a alta dos ovos é o aumento no custo de produção, ‘impulsionado pela alta nos preços do
‘O setor enfrentou anos de custos elevados com os grãos e atualmente vem conseguindo recuperar suas margens. No entanto, ainda se preocupa com os preços altos dos combustíveis e com a possível alta nos preços dos grãos, o que impacta negativamente a rentabilidade do setor’, conclui a coordenadora.