Ouvindo...

Galinhas voltam a botar ovos com o fim da Quaresma? Mito ou verdade?

Especialista tira dúvida se o período religioso impacta a produção dos ovos

As galinhas botam menos ovos na Quaresma? Isso é um mito mas tem um fundamento que deixa com um pouco de razão. As aves não entram no período religioso porém, coincidentemente, há uma queda na produção dos ovos.

A explicação é que as galinhas “pé-duras” (sem raça definida) reduzem e às vezes até param completamente a postura de ovos de março a julho. ‘No entanto está relacionado a está relacionado à menor disponibilidade de luz natural e não à troca de penas’, explica a coordenadora de Pequenos Animais da Emater-MG, Márcia Portugal Santana

Março e abril marcam a transição do verão para o outono, quando o sol começa a nascer mais tarde e se pôr mais cedo. A redução do estímulo luminoso passaria a ter algum efeito já nesta época, com o ápice ocorrendo perto de junho — mês que registra o dia mais curto do ano.

Com isso, as galinhas botam menos ovos no período que coincide com a Quaresma. Mas esse período de baixa dura até o final meados do inverno, quando os dias são mais curtos.

No caso das galinhas de raças e linhagens bem definidas, a luminosidade interfere menos porque estas foram melhoradas geneticamente para produzir mais e melhor.

Portanto, a Quaresma não está associada a produção de ovos! E as galinhas podem botar menos ovos até o final da estação do inverno.

Alta nas exportações

Desde o início do ano as exportações de ovos brasileiros - in natura ou processados - só aumentam. Só em março foram exportados 3.770 toneladas, contra 853 toneladas no mesmo período de 2024, um aumento de 342,2%, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Os Estados Unidos lideram como principal destino da proteína brasileira, em meio ao surto de gripe aviária no país.

Leia também

Preço dos ovos

A ABPA destaca que a alta do preço do ovo para o consumo no Brasil é sazonal, ou seja é normal para o período, especialmente devido a Quaresma - quando os católicos substituem a carne vermelha por carnes brancas e ovos.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde