Ouvindo...

Emater promove treinamento em fertirrigação para melhorar produção de morangos em MG

Minas Gerais é o maior produtor de morangos do Brasil, com uma área plantada de 3,6 mil hectares e uma produção anual de 184,9 mil toneladas

O cultivo de morango no estado é realizado, em sua maioria, por agricultores familiares

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) irá realizar, nesta segunda-feira (24), um treinamento sobre fertirrigação na cultura do morango, voltado para técnicos da empresa. O evento será no município de Senador Amaral, Sul de Minas, e contará com a participação de 21 profissionais que trabalham com a cultura, em diferentes regiões.

Minas Gerais é o maior produtor de morangos do Brasil, com uma área plantada de 3,6 mil hectares e uma produção anual de 184,9 mil toneladas. O cultivo é realizado, em sua maioria, por agricultores familiares, somando cerca de 11 mil pequenos produtores no estado. Os municípios que mais se destacam na produção são Espírito Santo do Dourado, Bom Repouso, Senador Amaral, Pouso Alegre e Estiva, todos no Sul de Minas.

A fertirrigação é um processo que combina a irrigação com a aplicação de fertilizantes dissolvidos na água, garantindo uma nutrição mais eficiente para as plantas. Segundo coordenador de fruticultura da Emater-MG, Deny Sanábio, o tema é de grande relevância, pois interfere diretamente na qualidade e produtividade do morango.

‘O manejo da fertirrigação é complexo e exige atenção para garantir que as plantas recebam os nutrientes na quantidade adequada. Uma nutrição desequilibrada pode afetar a qualidade do fruto e a produção. Esse conhecimento é essencial para os técnicos da Emater-MG, que repassam as orientações aos produtores’, explica Sanábio.

O evento será realizado em parceria com a Vitacea Brasil, empresa produtora de mudas de uva e morango, que irá patrocinar a participação de um consultor especializado no tema.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde