Ouvindo...

SISBI, SIE, SIM e SIF: saiba como funcionam selos de inspeção de produtos de origem animal

Os alimentos em conformidade com a lei recebem selos, indicando na embalagem que foram devidamente fiscalizados; entenda o que significa cada selo

Carnes e queijos são alguns dos produtos de origem animal que devem ter selos

Os produtos de origem animal passam por vários processos rigorosos de inspeção antes de chegar ao consumidor final. Os alimentos em conformidade com a lei recebem selos, indicando na embalagem que foram devidamente fiscalizados. Você já reparou quais são esses selos?

Há diversos tipos de selo entre eles: o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), o Serviço de Inspeção Federal (SIF) e o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Todos eles atendem à obrigatoriedade da legislação brasileira para os produtos de origem animal.

Classes de produtos de origem animal que estão sujeitas à inspeção:

  • Animais destinados ao abate;
  • Carne e seus derivados;
  • Pescado e seus derivados;
  • Leite e seus derivados;
  • Ovos e seus derivados;
  • Produtos de abelhas e seus derivados.

Segundo o assessor técnico da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Matheus Fernandes de Castro, cada selo tem um nível diferenciado de exigências a serem cumpridas e isso determina a abrangência territorial de comercialização do produto. “O SIM é emitido por um órgão público municipal e a comercialização dos produtos com este selo só pode ser feita no município.

Leia mais:

Entenda o papel de cada selo:

  1. Selo SIM: É um selo associado à Secretaria Municipal de Agricultura. O produto que recebe o selo SIM (Serviço de Inspeção Municipal) pode ser comercializado dentro dos limites do município em que foi produzido.
  2. Selo SIE: Representa o Serviço de Inspeção Estadual. Em Minas Gerais, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é o órgão público responsável pelo SIE e os produtos podem ser comercializados entre os municípios do estado.
  3. Selo SIF: Este selo, fornecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é exigido para comercializar produtos em todo o território nacional, bem como para produtos destinados à exportação.
  4. Selo SISBI-POA: É o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, do Ministério da Agricultura. Os produtos com esta identificação podem ser comercializados em todo o país, sem que haja a necessidade de possuir o SIF, mas não podem ser exportados.

Atualmente, Minas Gerais é o estado com o maior número de municípios integrados ao SISBI. Ao todo, 293 cidades de Minas já fazem parte desse sistema, de forma consorciada ou individual com o reconhecimento do serviço municipal para a equivalência ao SISBI.

Leia também

Projeto ‘Diga Sim ao SIM’

Em Minas, há o projeto ‘Diga Sim ao SIM’ que é desenvolvido pela Secretaria de Agricultura com o objetivo de fortalecer os Serviços de Inspeção Municipal (SIM), de forma individual ou consorciada.

‘O objetivo é fortalecer a criação e institucionalização do serviço de inspeção em pequenos municípios, com redução de custos com equipe técnica e infraestrutura’, explica o assessor. A meta é chegar a 50% dos municípios integrados ao SISBI até 2026.

*Com informações de Márcia França, da Seapa


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde