Oferta restrita de carne bovina mantém preços firmes no início de dezembro

Disponibilidade interna recuou ao menor nível desde março de 2023

Arroba e os preços no atacado encerraram novembro em alta moderada

A oferta de carne bovina no mercado interno ficou próxima de 517 mil toneladas em novembro, o menor volume desde março de 2023. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), as projeções para dezembro indicam manutenção desse cenário de oferta restrita.

Com menor disponibilidade justamente no período de maior consumo, as cotações seguem firmes no início do mês. A arroba e os preços no atacado encerraram novembro em alta moderada e continuam sustentados, movimento que reflete a necessidade da indústria em complementar suas escalas com animais negociados no mercado spot.

Exportações recordes

As exportações brasileiras de carne bovina mantiveram o ritmo acelerado e registraram um dos melhores meses da série histórica em novembro, consolidando 2025 como um ano de expansão recorde para o setor.

Em novembro, o Brasil embarcou 356 mil toneladas de carne bovina, um crescimento expressivo de 36,5% em relação às 261 mil toneladas exportadas no mesmo mês de 2024.

A receita acompanhou o crescimento de forma ainda mais acentuada, com um aumento de 51,9%, passando de US$ 1,23 bilhão para US$ 1,87 bilhão. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), compilados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde

Ouvindo...