A Universidade Federal de Lavras (UFLA) patenteou um sorvete de inhame fermentado, sem lactose e sem adição de gordura no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). O registro de patente foi concedido em novembro deste ano e é válido por 20 anos a partir da data do pedido, que ocorreu em 2019.
A sobremesa é produzida a partir da fermentação do inhame com a bactéria Leuconostoc lactis, o que aumenta o potencial nutricional do preparo. De acordo com a Universidade, a fermentação aumenta a concentração de minerais e preserva propriedades anti-inflamatórias e prebióticas. O inhame é uma raiz rica em carboidratos, aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais.
Por meio da fermentação, os pesquisadores conseguiram reduzir as substâncias que dificultam a absorção dos nutrientes que estão no inhame. Assim, consegue preservar as outras características positivas do tubérculo.
Dietas especiais
Além de ser nutritivo, o sorvete à base de inhame é adaptado a dietas especiais e necessidades nutricionais específicas, como a eliminação da lactose ou baixo nível de gordura. Outro ponto positivo é que incentiva o aproveitamento do inhame e diminui as perdas após a colheita.
Pesquisadoras
O trabalho de tese e patente são do Programa de Ciências dos Alimentos da UFLA. O sorvete é originário da tese de Nadia Nara Batista, do Programa de Ciências dos Alimentos da UFLA, que é pós-doutoranda da UFLA atualmente. A pesquisadora foi orientada por Rosane Freitas Schwan, docente do Departamento de Biologia da UFLA e coorientada pela docente de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina (MG), Cíntia Lacerda Ramos. O projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Acesso à patente
Mais informações sobre a tecnologia patenteada e sobre seu licenciamento podem ser obtidas na Diretoria de Inovação e Tecnologia da UFLA:
pi.transferencia@ufla.br dintec.prpi@ufla.br - telefone (35) 3829-4507
Inhame
O inhame
De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agrícola), o inhame é um produto importante por ser muito nutritivo e energético. Ele é rico em vitaminas do complexo B (tianina, riboflavina, niacina e piridoxina), carboidratos (principalmente amido) e minerais; contém baixo teor de gorduras, sendo excelente depurador do sangue. Também apresenta potencialidade na agroindústria e algumas espécies possuem excelentes propriedades medicinais.
A cultura é particularmente forte no estado de Pernambuco e a maior parte da produção vem da agricultura familiar. Veja