Novas cultivares de abacaxi e concurso de café movimentam agro do Triângulo Mineiro

Dia de Campo marca lançamento de variedades de abacaxi e Concurso Regional de Qualidade dos Cafés escolhe o vencedor da competição

Dia de Campo para o lançamento de duas novas cultivares de abacaxi, BRS Sol Bahia e BRS Diamante

O lançamento de duas novas cultivares de abacaxi, BRS Sol Bahia e BRS Diamante, e a realização do 3° Concurso Regional de Qualidade dos Cafés movimentam o setor agropecuário da região do Triângulo Mineiro.

Na quinta-feira (13), o município de Pratinha é palco da 3ª edição do Concurso Regional de Qualidade dos Cafés. A seleção acontece a partir das 8 horas, no Clube Social Jesus Gonçalves. Mais de 50 amostras disputam a premiação.

“O grande campeão representará todo o potencial, a tradição e a diversidade da nossa cafeicultura regional”, destacou Diego Rezende. O evento é promovido pela Emater-MG, Prefeitura de Pratinha, Sicredi e Magnelson com o apoio de várias entidades.

Entre os dias 11 e 12, ocorre no Sindicato dos Produtores do município, um curso de derivados do café. Serão 2 dias de imersão com práticas, degustações e aprendizado.

Novas cultivares de abacaxi movimentam Dia de Campo

Nesta quarta-feira (12), ocorreu o Dia de Campo para o lançamento de duas novas cultivares de abacaxi, BRS Sol Bahia e BRS Diamante. Promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o evento foi na Fazenda Agrícola Boa Vista, no distrito de Aparecida de Minas, em Frutal.

Durante o evento ocorreram palestras sobre as características dos novos frutos e processo de certificação e visitas às propriedades experimentais.

Segundo o gerente regional da Emater-MG, Diego César Veloso Rezende, a assistência técnica e a extensão rural são cruciais para o melhoramento da produção e da valorização da fruticultura na região.

“Por meio da difusão de tecnologias e da capacitação dos produtores, a empresa estimula práticas mais eficientes e inovadoras no campo, reafirmando seu papel como agente de inovação e sustentabilidade”.

Trabalhos e Tradição

“As cultivares BRS Sol Bahia e BRS Diamante foram desenvolvidas pela Embrapa, apresentam alto potencial produtivo e se destacam pela resistência à fusariose, principal praga que afeta as lavouras da fruta, possibilitando a diminuição nos custos de produção,” explicou o coordenador técnico estadual de fruticultura da Emater-MG, Deny Sanábio.

Após o lançamento, o produtor responsável pela unidade demonstrativa poderá comercializar as cultivares. O município é o maior produtor de abacaxi do estado e o quinto maior do Brasil. Mais de 200 produtores se dedicam à atividade, cultivando principalmente as variedades Pérola e o Smooth Cayenne (havaiano).

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Ouvindo...