Ouvindo...

Sucesso de público em 2023, segunda edição da Expoleite em Uberaba vem aí; programe-se

Feira com foco na pecuária leiteira será de 21 a 25 de outubro no Parque Fernando Costa

Diretoria da ABCZ brinda com leite o lançamento oficial da 2ª Expoleite

Pecuaristas e outros profissionais envolvidos na cadeia do leite têm um bom motivo para estar em Uberaba - considerada a capital nacional do Zebu - de 21 a 25 de outubro. Nesse período, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) promoverá a 2ª ExpoLeite, no Parque Fernando Costa, sucesso de público quando estreou no ano passado. Foi a primeira vez, em quase 105 anos de história, que a ABCZ realizou uma feira totalmente voltada para a cadeia leiteira.

O diretor de Pecuária Leiteira da ABCZ, Rodrigo Simões, disse à Itatiaia, na ocasião, que havia uma lacuna de um evento exclusivamente leiteiro, no Triângulo, desde que a Megaleite, organizada pela Associação dos Criadores de Girolando, foi transferida para o Expominas em Belo Horizonte. “Não se trata de uma concorrência. Até porque estamos trabalhando em parceria. A Megaleite acontece no primeiro semestre, em BH e a Expoleite em Uberaba, no segundo semestre. São eventos que se complementam”, disse ele, à época.

´Grande evento que veio para ficar’

Essa segunda edição terá mostra de raças leiteiras, julgamentos, concurso leiteiro, palestras, cursos, homenagens e lançamentos para o setor. “A primeira edição da ExpoLeite se consolidou como um grande evento que veio para ficar no calendário anual de feiras promovidas na capital do Zebu, ressaltando a importância das raças produtoras de leite. Nós, da ABCZ, temos orgulho de caminhar de mãos dadas com quem produz com responsabilidade o leite de qualidade que chega à mesa dos brasileiros”, destaca o Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.

Quatro mil metros de estandes para criadores, empresas agropecuárias e de alimentação

Os principais eventos da ExpoLeite serão realizados no Pavilhão Multiuso José Olavo Borges Mendes, espaço coberto com mais de 4 mil metros quadrados, no interior do Parque Fernando Costa. Além da pista de julgamentos, que será montada dentro do Pavilhão Multiuso, o espaço abrigará estandes comerciais para criadores, empresas agropecuárias e de alimentação.

“Além de indoor, será um evento totalmente integrado, assim como a primeira edição. As pessoas poderão acompanhar os julgamentos e realizar negócios no mesmo ambiente”, destaca o Diretor Comercial e de Exposições da ABCZ, Rodrigo Abdanur.

Cada raça terá, igualmente, seu momento de destaque

Serão julgadas duas raças por dia, seguindo a ordem previamente estabelecida: Guzerá e Sindi (22/10); Guzerá Leiteiro e Guzolando (23/10); Gir Leiteiro e Girolando (24 e 25/10).

“Cada raça terá seu momento de destaque, permitindo que os criadores e participantes apreciem as características e a qualidade dos animais apresentados. O cronograma foi planejado para garantir uma avaliação justa e detalhada de cada raça, valorizando o trabalho dos criadores”, ressalta o Superintendente Técnico Adjunto do Leite e Projetos Técnicos da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari Machado.

Leia mais:

ABCZ apresenta sua Expoleite, evento inédito, voltado para a pecuária de leite

ABCZ entra nos preparativos finais para sua ExpoLeite

‘Dúvida Beemmer’ é eleita a ‘Vaca Suprema’ da Expoleite 2023

Julgamento Vaca Suprema será atração à parte

Seguindo uma tradição das grandes exposições leiteiras, a ExpoLeite terá o julgamento da Vaca Suprema, o melhor animal de todo o evento. “Posteriormente, as grandes campeãs de cada raça concorrerão, entre si, ao título de Vaca Suprema. Será escolhido um jurado com amplo conhecimento e experiência para eleger a vaca que representa o melhor biotipo leiteiro da exposição”, explica o Diretor de Pecuária Leiteira da ABCZ, Rodrigo Simões.

Concurso Leiteiro terá ao todo dez ordenhas

E feira de pecuária leiteira que se preze não pode faltar Concurso Leiteiro. A disputa será entre as raças Gir Leiteiro, Sindi, Girolando e Guzolando. As ordenhas oficiais começarão em 20 de outubro, às 14h. Serão 10 ordenhas ao todo, com a última programada para o dia 23, às 14h. A disputa será em categorias, por raça e idade dos animais participantes.

Curso de Morfologia de Raças Zebuínas para produtores e estudantes

E quem quiser aprender mais sobre os aspectos morfológicos dos animais a fim de aumentar a produtividade leiteira, não poder o Curso de Avaliação Morfológica de Raças Zebuínas Leiteiras, oportunizando uma seleção mais satisfatória nas fazendas, com base em características funcionais para a produção de leite. A formação é voltada para produtores, profissionais do setor e estudantes de Ciências Agrárias. O conteúdo será aplicado em aulas teóricas e práticas, no dia 21 de outubro.

“Os participantes vão aprender a identificar e reconhecer os principais aspectos morfológicos ligados à conservação das raças puras, como as características morfológicas influenciam a produção leiteira, as associações genéticas e fenotípicas entre as características morfológicas e os atributos econômicos da produção de leite, e ainda farão, na prática, a identificação e classificação de fêmeas e machos com aptidão leiteira”, explicou Carlos Henrique.

Pensa que acabou? Nada… A programação ainda oferece um workshop sobre Avaliação Linear de Bovinos Leiteiros e palestras técnicas em parceria com a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba).

Além disso, já estão confirmados três leilões de animais e embriões, além de um shopping de sêmen Gir Leiteiro. E as Feiras do Pró-Genética e Pró-Fêmeas, ofertará machos e fêmeas, comprovadamente superiores, atestados por registro genealógico, exames reprodutivos e de saúde.

A abertura oficial da 2ª edição da ExpoLeite está programada para 23 de outubro, a partir das 8h, no Pavilhão Multiuso José Olavo Borges Mendes.

(*) Com informações da ABCZ

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.