Ouvindo...

Distribuidoras de energia elétrica iniciam recadastramento de produtores rurais; entenda

Federação da Agricultura alerta aquicultores e irrigantes para o cumprimento da exigência dentro do prazo

Irrigantes e aquicultores devem ficar atentos para não perderem os benefícios que têm em suas contas de energia elétrica. O alerta foi feito pela assessora técnica da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Aline Veloso. Segundo ela, distribuidoras de energia elétrica reiniciaram o recadastramento das unidades consumidoras, do chamado 2° Ciclo. De forma que, irrigantes e aquicultores precisam responder ao chamado para manter o benefício, que são descontos que variam de acordo com a localização da propriedade, podendo chegar a 90% para produtores atendidos em alta tensão e 73% para os atendidos em baixa tensão. Em ambas as modalidades, é necessário que o consumo seja entre 21h30 e 6h da manhã, ter 100% da carga instalada naquela unidade consumidora, ser exclusivamente para a atividade produtiva e apresentar toda a documentação.

“As empresas já enviaram as correspondências ou por meio de comunicados nas próprias contas”, explicou Aline. De acordo com ela, esse procedimento é orientado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e válido para todo o país. O prazo para o recadastramento, para aqueles produtores que foram convocados esse ano, é dezembro de 2024

O 1o ciclo do ‘recadastramento’ foi em 2021 a 2023 e incluía todos os ‘consumidores rurais de energia’ (todas as unidades consumidoras classificadas como ‘RURAL’). Já o 2o ciclo (2024 a 2026) é apenas para irrigantes e aquicultores. Aqueles que já foram convocados pelas distribuidoras precisam responder o chamamento enviando a documentação para as distribuidoras/empresas.

Atenção para os documentos necessários e outras especificidades:

  • Os clientes atendidos em média tensão que fizeram a Auto-Declaração no primeiro ciclo do Recadastramento devem, necessariamente, apresentar a licença ambiental, sua dispensa, a outorga do uso da água ou o cadastro de uso insignificante.
  • Já os produtores atendidos em baixa tensão (maior parte dos produtores rurais) ainda podem apresentar a Auto-Declaração, mas terão que apresentar o documento definitivo até 2027.

A Cemig é a principal distribuidora de energia do Estado, responsável por 774 municípios. As outras são: Energisa Sul, Sudeste, Energisa Minas Rio, DME (Departamento Municipal de Energia), que atende apenas Poços de Caldas e CPFL, que teve seu nome alterado recentemente e atende a municípios de São Paulo e alguns municípios no extremo sul de Minas.

Leia mais:

Cemig registra 80 mil impedimentos de leituras por mês e orienta clientes como evitar a cobrança por média

Zema critica Cemig: ‘se o produtor quiser ligar uma bomba, não vai conseguir irrigar a propriedade’

Faemg reivindica criação de uma Central de Atendimento da Cemig, exclusiva para produtores rurais

Leiturista da Cemig sofre acidente causado por obstáculo sem sinalização em estrada rural

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.



Leia mais