Ouvindo...

Inscrições para o Concurso de Qualidade das Cachaças tem nova data; saiba qual

Governo não explicou motivo da prorrogação do prazo; Podem participar do concurso produtores, engarrafadores e padronizadores, que tenham estabelecimentos de bebidas em território mineiro

Cachaça de alambique é aquela produzida exclusivamente em alambique de cobre e obtida pela destilação do mosto (sumo) da fruta

A Emater - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - prorrogou as inscrições para o Concurso Cachaças Mineiras 2024 - 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras. Agora, produtores interessados em participar têm até o dia 31 de julho para preencher o formulário disponível no regulamento do concurso e entregá-lo num dos escritórios da Emater.

Após a avaliação da ficha de inscrição pela comissão organizadora, os candidatos aprovados serão notificados pela Emater-MG e terão até o dia 9/8 para enviar a cópia dos documentos obrigatórios e as amostras concorrentes para o endereço em Belo Horizonte, indicado no regulamento do concurso.

O regulamento e o formulário de inscrição podem ser acessados no site da Emater. As inscrições são gratuitas.

Podem participar do concurso produtores/engarrafadores e padronizadores/engarrafadores, que tenham estabelecimentos de bebidas em território mineiro, devidamente registrados junto ao Ministério de Agricultura, com as denominações Cachaça de Alambique e Aguardente de Cana.

Lembrando que cachaça de alambique é aquela produzida exclusivamente em alambique de cobre e obtida pela destilação do mosto (sumo) fermentado do caldo de cana-de-açúcar crua, com graduação alcoólica de 38% a 48%. Já a aguardente de cana é a bebida com graduação alcoólica de 38% a 54%, obtida de destilado alcoólico simples de cana-de-açúcar ou pela destilação do mosto (sumo) fermentado do caldo de cana-de-açúcar.

O concurso terá as seguintes categorias:

  • Cachaça de Alambique
  • Cachaça de Alambique Armazenada,
  • Cachaça de Alambique Envelhecida,
  • Cachaça de Alambique Envelhecida –
  • Premium e Cachaça de Alambique Envelhecida – Extra Premium.

Já as categorias de aguardente de cana são:

  • Aguardente de Cana
  • Aguardente de Cana Armazenada
  • Aguardente de Cana Envelhecida
  • Aguardente de Cana Envelhecida – Premium
  • Aguardente de Cana Envelhecida – Extra Premium.

Cada participante poderá realizar até duas inscrições, mas apenas uma inscrição por categoria.

Análise das bebidas terá metodologia específica

A avaliação dos atributos sensoriais das bebidas será feita com uma metodologia desenvolvida para o concurso, com análises visuais, olfativas e gustativas. Os jurados terão experiência profissional em concurso, formação profissional ou notório saber na área de bebidas alcoólicas destiladas

O resultado do concurso será anunciado em novembro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3349-8120 ou pelo e-mail: cachacasmineiras@emater.mg.gov.br.

(*) Com informações da Emater-MG

Leia mais

É cachaça ou aguardente? Governo anuncia o 1º Concurso de Qualidade das duas bebidas; entenda

Diagnóstico’ confirma que Minas é o estado com maior número cachaçarias legalizadas do país

Cachaça com doce, será que combina?

Lavras terá Centro de Referência em Análise da Cachaça

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.