Ouvindo...

BDMG promove feira com produtos ‘direto da roça’ em região nobre de BH; saiba qual

Barraquinhas com hortaliças, frutas, pães, quitandas e queijos estão previstas; iniciativa valoriza pequenos produtores e incentiva a sustentabilidade

Moradores aprovaram a realização da feira e prestigiaram comprando todo o estoque

As feiras com produtos ‘direto da roça’ costumam agradar em cheio quem vive na cidade grande pela qualidade e preço mais acessível que, em geral, oferecem. Uma boa oportunidade nesse formato será a ‘Do Campo pra Cá’, nesta quarta-feira (26), das 10 às 15h. Organizada pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), promete barraquinhas com quitandas, verduras, frutas, doces, pães, queijos e diversos outros produtos da agricultura familiar.

A iniciativa foi lançada no último dia 12 como parte das ações previstas para o mês do meio ambiente e no escopo de uma campanha de sustentabilidade lançada pelo Banco. O presidente Gabriel Viegas Neto lembrou que fazer com que os produtos cheguem até o consumidor final é um dos desafios enfrentados pelos pequenos agricultores e um dos motivos para sua promoção pelo BDMG. “Além disso é uma forma de contribuir com a comunidade ofertando produtos frescos e, muitas vezes, orgânicos. A ideia é que ela aconteça duas vezes por mês, sempre às quartas-feiras.

Banco quer ajudar produtores a escoarem a produção

Essa é a segunda edição da feira, montada no quarteirão da Rua Bernardo Guimarães, 1.600, no bairro Lourdes, região Centro-Sul de Belo Horizonte, em frente à sede do BDMG. A cada edição, são convidados 12 expositores do Estado, sempre com produtos frescos e com direito a degustação de itens que foram selecionados pela Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seapa).

Produtores aprovaram a iniciativa com a boa movimentação de fregueses

A produtora Heloísa Desidério, de Sabará, disse que está ansiosa para a próxima edição porque sua primeira experiência foi muito positiva: ela vendeu todas as hortaliças e verduras que trouxe. “Superou minhas expectativas. Foi maravilhoso. Vendi tudo e desta vez já me programei para levar uma quantidade ainda maior”, afirma.

Agricultura familiar é forte no estado

Minas Gerais possui 441,8 mil estabelecimentos de agricultura familiar, sendo o segundo Estado do país com mais pessoas ocupadas no setor – cerca de um milhão de trabalhadores, conforme o último Censo do IBGE, ficando atrás somente da Bahia.

Feira do Campo pra Cá

Quando: 26/6/2024 (quarta-feira), de 10h às 15h – repete a cada 15 dias

Onde: Rua Bernardo Guimarães, 1600, Lourdes – BH (em frente ao BDMG)

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.