Ouvindo...

Fruta da semana: mamão veio do México, é bom para o intestino e previne o câncer

Brasil é o segundo maior produtor mundial de mamão, com colheita anual de cerca de 1,5 milhão de toneladas, atrás somente da Índia

O mamão é uma das frutas mais nutritivas e populares do mundo, consumido preferencialmente in natura

O mamão foi descoberto pelos espanhóis no sul do México e em regiões da América Central. Os primeiros pés da fruta chegaram ao Brasil por volta de 1587. O estado de São Paulo foi um dos maiores produtores nacionais até meados da década de 1970.
Nessa época, houve uma ocorrência endêmica da virose mancha-anelar, conhecida como mosaico, eliminando a maioria das plantações do Estado. A cultura, então, migrou para o nordeste do Pará, extremo sul da Bahia e norte do Espírito Santo.
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Brasil é o segundo maior produtor mundial de mamão, com colheita anual de cerca de 1,5 milhão de toneladas, atrás somente da Índia.

Minas está entre os maiores produtores

O aumento do cultivo no Rio Grande do Norte e no Ceará encurtou a distância para escoar as exportações para os mercados europeu e norte-americano. Hoje, o mamão é cultivado em 25 estados e no Distrito Federal — os principais produtores são Espírito Santo, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.
Em Minas, os maiores produtores estão no Norte de Minas: são os municípios de Lassance, Jaíba, Várzea da Palma e Capitão Enéas.

O Brasil é o terceiro maior exportador de mamão, mas ainda tem vendas tímidas se comparadas com os dois maiores exportadores, México e a Guatemala.

Temperaturas abaixo de 15º não são boas para o mamoeiro

Se estiver muito frio, mamoeiro para de se desenvolver

O mamoeiro é uma planta tipicamente tropical que se desenvolve melhor em regiões com volume de chuva bem distribuído. As temperaturas ideais para o cultivo variam de 22°C a 26°C e as chuvas devem fcar entre 1.800 e 2.000 milímetros por ano’’. O plantio não é indicado em locais onde as temperaturas ficam abaixo de 15°C, porque nessas condições o mamoeiro para de se desenvolver, reduz o florescimento, atrasa a maturação e produz frutos de baixa qualidade.

Nutricionista explica propriedades da fruta

O mamão é uma das frutas mais nutritivas e populares do mundo, consumido preferencialmente in natura. A nutricionista Maria Paula Fernandes explica que ele é fonte de minerais e de compostos antioxidantes como os carotenoides e os compostos fenólicos.

Cada 100 g da fruta contém em torno de 3,39 mg de licopeno, 75% da Dose Diária Recomendada (DDR) de vitamina C e 10% da DDR de folato (correspondente natural do ácido fólico) e, por isso, recomendado para gestantes.

Já o licopeno pode ajudar na prevenção de doenças crônicas, como diabetes e câncer. O mamão também é rico em fibras e na enzima papaína, que agem na melhora do funcionamento do intestino, e suas sementes são fonte de carpaína, que apresenta ação anti-inflamatória. Além disso, o betacaroteno contribui para a saúde ocular, e os antioxidantes auxiliam na saúde da pele e do cabelo.

Vira doce, geleia, sucos, iogurte ...

Suco de mamão papaya com mel

Na indústria de alimentos, o mamão é transformado em doces, fruta desidratada e cristalizada, geleias, sucos, néctares e polpa.

Conheça outras curiosidades

  • O mamoeiro contém látex que, por sua vez, contém papaína, enzima proteolítica usada pela indústria farmacêutica por suas propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias, bactericidas e de melhoria da digestão. A papaína é também amplamente utilizada pela indústria têxtil, de bebidas, couro e cosméticos.
  • a semente do mamão não faz mal à saúde pode ser ingerida sem problemas e tem até uma ação anti-inflamatória, como já dito acima;

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.