A vaca com maior produção absoluta de leite em nove ordenhas válidas no desafio leiteiro da
O criador e marido da proprietária, José Luiz Zago, contou que Francisca é filha de Estrelinha FIV, da Pez, que foi a grande campeã nacional da Megaleite 2016 e foi recordista mundial de produção de leite, categoria vaca jovem.
Além da boa genética, Zago atribui o sucesso ao bem-estar animal. A grande campeã é criada em sistema de compost barn, onde tem direito a ventilação e banhos refrescantes antes da ordenha, para amenizar o calor. “Também não utilizamos nenhum tipo de hormônio, nem ocitocina, que aumenta artificialmente a produtividade do leite”, disse o produtor. Ele contou ainda que a fazenda Céu Azul, Gir e Girolando ZAGO, tem um projeto abrangente de sustentabilidade, com direito até a uma fábrica de bactérias, que elimina a necessidade de adubos químicos.
Já a vaca Solar do Engenho Garoa foi a grande campeã de composição do leite. De composição racial Hol e Gir, ela é de propriedade de Thiago Viana Nogueira, de Sete Lagoas. Ela conquistou o campeonato com uma produção de 201,4 kg/leite e média de 67,1 kg/leite.
A recordista de torneio leiteiro da Megaleite continua sendo a vaca indiana Canvas 2R, com 108,4 kg/leite na edição de 2014.