A Semana Internacional do Café (SIC), que será realizada de 8 a 10 de novembro no Expominas, em Belo Horizonte, com a perspectiva de reunir 20 mil pessoas de quarenta países, é uma oportunidade de troca e conhecimento pra muita gente. E esse ano 35 extensionistas da Emater-MG, tiraram a sorte grande: foram escolhidos para fazer uma visita guiada ao evento, com direito a palestras selecionadas, bate-papo com especialistas e degustações.
O coordenador estadual de Culturas da empresa, Sérgio Brás Regina, explica que a visita incluirá técnicos, coordenadores e gerentes regionais “Nossa intenção é proporcionar a eles uma imersão no mundo dos cafés. Já selecionamos os temas das palestras, além de outras atividades, como visitas aos estandes, para que eles conheçam o negócio dos cafés fora da porteira”, afirma.
Também será realizado um cupping (prova da bebida), com os vencedores dos concursos de qualidade dos municípios de Serranópolis de Minas e Santo Antônio do Retiro, ambos no Norte de Minas. “Vamos aproveitar para mostrar aos extensionistas todos os detalhes de um cupping, que é um momento para avaliar a qualidade dos cafés. E vamos apresentar esses produtos a compradores de vários países e regiões do Brasil”, informa o coordenador.
Além disso, a Emater-MG, junto com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Epamig e o IMA, farão um Plantão Técnico, para tirar dúvidas sobre a produção de café e políticas públicas disponíveis para o setor.
Certifica Minas
Por meio do programa Certifica Minas, cafeicultores participantes irão apresentar seus produtos e oferecer degustação dos seus cafés. “A cada dia do evento, serão três produtores diferentes”, detalha Sérgio.
"É a única vez no ano em que todo o setor se encontra em um mesmo espaço. Produtores, pesquisadores, estudantes, extensionistas, torrefadores, cafeterias, baristas, exportadores, enfim, todo mundo junto. É o grande momento da cafeicultura, na capital do maior estado produtor do Brasil que, por sua vez, é o maior exportador mundial do café", diz Sérgio.
Os 35 profissionais da Emater-MG selecionados para a visita guiada à Semana Internacional do Café já atendem cafeicultores em suas regiões, e foram selecionados tendo como critério os municípios com maior potencial de desenvolvimento da cafeicultura.
A 11ª Semana Internacional do Café é promovida pelo Governo de Minas, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), em parceria com o Sistema Faemg Senar, o Sebrae Minas e a Espresso&CO. A programação inclui palestras, workshops, degustações, cursos e competições, como um campeonato de baristas (profissionais especializados no preparo da bebida). A programação completa do evento e o link para inscrições estão no site www.semanainternacionaldocafe.com.br.
(*) Com informações da Emater-MG