Quem quiser se aprofundar no tema da Agricultura de Precisão, não pode perder essa oportunidade. A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) realiza o Seminário de Avaliação e Aprimoramento de Políticas Públicas para o Setor Rural, com o tema “Agricultura de Precisão: Conceito, Política e Aplicação”, na próxima quinta-feira (23), das 9h às 12h. O evento virtual é gratuito e terá transmissão ao vivo no canal da Seapa do YouTube. As inscrições estão abertas pela plataforma Sympla.
Acessibilidade aos agricultores familiares
A agricultura de precisão é, atualmente, uma das ferramentas mais eficazes para o monitoramento e a gestão de atividades produtivas da agropecuária, uma vez que alia pesquisa, tecnologia e sustentabilidade. Sua aplicação traz como resultados o uso mais inteligente dos recursos econômicos e ambientais, a redução de custos e o aumento da produtividade, dentre outros benefícios.
O superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Feliciano Nogueira Oliveira, destaca a relevância do tema para o desenvolvimento do setor. “A adoção de tecnologias de alta performance é de extrema importância para a modernização e a profissionalização do agronegócio. No nosso evento, teremos ainda uma chamada muito especial para a acessibilidade da agricultura de precisão por agricultores familiares”, afirma.
Para tratar do assunto, a equipe da Secretaria de Agricultura convidou especialistas da Emater-MG, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com histórico de estudos científicos e ampla experiência de trabalho na área.
Saiba o tema das palestras
O diretor-geral do Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (Itap/Epamig), Frederico José Vieira Passos, apresentará o cenário de pesquisas e ensino do uso da ferramenta em Minas. Em seguida, o coordenador-geral de Agricultura de Precisão e Digital do Mapa, Alaércio Londe da Silva, irá traçar um panorama dos avanços da tecnologia e os respectivos ganhos em produtividade e sustentabilidade nos sistemas de produção.
Por fim, o coordenador-técnico de Tecnologia e Inovação da Emater-MG, Péricles Alexandre Squaris Marques, abordará a aplicabilidade do recurso tecnológico em propriedades da agricultura familiar. Participantes poderão enviar dúvidas em tempo real, com a possibilidade de que elas sejam respondidas no debate entre os palestrantes, com mediação da Seapa, previsto para acontecer entre 10h30 e 12h.
São esperados, como participantes ouvintes, estudantes dos ensinos superior, técnico ou tecnológico em Ciências Agrárias e áreas correlatas, professores, pesquisadores, servidores públicos, produtores rurais, integrantes de entidades do setor produtivo e demais interessados no assunto.
Objetivos
Em sua décima quarta edição, o Seminário de Avaliação e Aprimoramento das Políticas Públicas quer ouvir demandas do segmento produtivo, debater soluções assertivas para os desafios da agropecuária mineira e apresentar tecnologias que aumentem a eficiência da execução das políticas estaduais.
Serviço:
XIV Seminário de Políticas Públicas para o Setor Rural - Agricultura de Precisão - 23/03
9h
Inscrições:
Programação
9h - Abertura
9h10 - Palestras
Agricultura de Precisão: Pesquisa e Educação para a Agricultura de Precisão em Minas Gerais - Frederico José Vieira Passos (diretor-geral do Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui).
Agricultura Digital/Precisão: Avanços Tecnológicos, Sustentabilidade e Produtividade - Alaércio Londe da Silva (coordenador-geral de Agricultura de Precisão e Digital do Mapa).
Agricultura de Precisão Aplicada: Acesso da Agricultura Familiar à Agricultura de Precisão, Possibilidades e Perspectivas para a Aplicação em MG - Péricles Alexandre Squaris Marques (coordenador-técnico de Tecnologia e Inovação da Emater-MG).
10h30 - Debate entre os palestrantes. Moderação: Marlon Gomes Dias (assessor técnico da Superintendência de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa).
12h - Encerramento
(*) Com informações da Agência Minas.