Hoje, 10 de fevereiro, comemora-se o Dia Mundial do Feijão e Pulses. Pulses pertencem à família do feijão tais como a ervilha, lentilha e grão de bico.
Só que o feijão no seu dia comemorativo foi surpreendido com o aumento da carne suína, que estava acomodada a tempos, por sinal deixando a maioria dos produtores sem lucros e muitos com prejuízos acumulados nos últimos 2 anos.
Feijão e Porco se completam na mesa do brasileiro, compondo a feijoada um dos pratos mais procurados e preferidos do brasileiro. Sexta-feiras é dia, e, aos sábados para aqueles que gostam de apreciá-la com mais tempo para jogar conversa fora e tomar uma cerveja gelada acompanhada de uma caipirinha.
Porém, nesse fim de semana os preços da feijoada não deverão ser os mesmos. O feijão não tem culpa mas o porco subiu 20% na entrega ao mercado varejista e se ainda não foi, com certeza será repassado em breve ao consumidor.
O mês de fevereiro sempre muda o comportamento dos preços nas prateleiras de supermercados, porque muita gente volta de férias e há o retorno às aulas escolares. Se o consumo aumenta, os preços sobem. Principalmente quando se fala em carnes, leites e derivados.
A carne bovina está ensaiando aumento já que o preço da arroba tem se movimentado para cima nas diversas regiões brasileiras. O frango, melhor opção de compra, também pode subir um pouquinho a qualquer momento. São previsões que só devem acontecer na segunda quinzena do mês.
Vamos falar de coisas boas no fim de semana esquecendo com responsabilidade as dificuldades do momento?
Então! Vamos comer uma feijoada?