O presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, vereador Ley do Trânsito, encaminhou um ofício à deputada federal Rosângela Reis, única representante do Vale do Aço na Câmara Federal, solicitando a intermediação da parlamentar junto ao Governo de Minas Gerais para viabilizar a construção da Unidade II do Hospital Municipal de Ipatinga, que contará com 80 leitos destinados aos cuidados paliativos. A informação é da assessoria de comunicação da Câmara de Ipatinga.
No documento apresentado, Ley destaca que a obra é fundamental para ampliar a oferta de leitos hospitalares na região, que enfrenta uma alta demanda por internações e atendimentos de média e alta complexidade.
“A construção da nova unidade é uma necessidade urgente para atender melhor nossa população e garantir acolhimento digno a pacientes em cuidados paliativos”, afirmou Ley do Trânsito.
O parlamentar também lembrou que o Governo do Estado dispõe de recursos provenientes da repactuação do Acordo de Mariana, com destinação prioritária para a área da saúde pública. De acordo com o ofício, a Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga já elaborou os projetos técnicos da nova unidade, estimada em R$ 11 milhões.
A deputada federal Rosângela Reis reforçou seu compromisso com o fortalecimento da saúde no município e destacou que o Executivo municipal também está engajado na iniciativa, com a intenção de doar o terreno para a construção da Unidade II. Segundo a parlamentar, essa é uma luta antiga em defesa da saúde de Ipatinga, que ela vem acompanhando de perto.
Rosângela lembrou ainda que, em 2023, anunciou um aporte de R$ 50 milhões para ampliar o teto MAC (Média e Alta Complexidade) do município de Ipatinga.