Neste ano de 2025, a Prefeitura de Santana do Paraíso iniciou o processo de modernização dos serviços públicos com a implantação da plataforma 1DOC. Em operação desde julho, o sistema já viabilizou a emissão de 55.164 documentos oficiais de forma digital, o que representa a eliminação de aproximadamente 786.435 impressões em papel.
Considerando o valor de mercado de R$0,19 por cópia, a economia de impressões em papel gerou um superávit de R$141 mil em 6 meses. “A digitalização dos processos internos organiza os fluxos e padroniza os procedimentos, não apenas gerando economia física, como tornando o serviços mais eficientes e ágeis. A expansão do 1DOC para o atendimento externo permitirá que a população também tenha acesso a serviços de maneira mais prática, direta e transparente”, destaca Karla Barbosa, controladora-geral de Santana do Paraíso.
Atualmente, a plataforma está sendo utilizada para processos internos entre as secretarias e os setores do município. No entanto, a previsão é de que, em etapa futura, os serviços digitais também sejam disponibilizados ao público externo, ampliando as possibilidades de atendimento e modernização dos procedimentos municipais.