O golpe do advogado provocou prejuízo para uma idosa de 79 anos, moradora do bairro Vila Ipanema, em Ipatinga, nesta segunda-feira (29/12).
De acordo com informações apuradas pelo jornalismo da Rádio Itatiaia Vale do Aço, a vítima recebeu uma ligação, por vídeo chamada no aplicativo de WhatsApp, de uma mulher se passando pela sua advogada.
A suposta advogada alegou que essa vítima devia comparecer com urgência ao escritório para atualização de dados. No entanto, como a idosa se encontrava fora do município de Ipatinga, a golpista então informou que um outro advogado entraria em contato para dar continuidade ao atendimento.
Pouco depois, um outro indivíduo também se passando po advogado, fez contato com a idosa e orientou durante a vídeo chamada sobre algumas transações financeiras. O Golpista informou que teria aberto uma conta no aplicativo de PicPay em nome da idosa.
A vítima foi orientada a acessar seus aplicativos bancários, acreditando nas informações e confiando no suposto advogado. A vítima realizou ao todo um resgate no valor de R$ 72.360 de uma conta dela do Banco Santander e em seguida realizou transferências para uma conta do Banco do Brasil.
Na sequência, por orientação do falso advogado, foram transferidos valores para uma conta recém aberta pelo autor, foi quando a vítima se atentou para o fato de não ter acesso a essa conta. A vítima procurou a Polícia Militar ao descobrir que foi enganada e o caso encaminhado para a delegacia de polícia civil.