O trecho da BR-381 em que houve deslizamento de um talude, no km 297+500, em Antônio Dias, Vale do Aço, deve ser liberado no início de outubro. A informação foi divulgada pela Nova 381, empresa que administra a rodovia de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.
Até a liberação do fluxo de veículos, o usuário deverá usar o desvio provisório em mão dupla implementado pela concessionária em caráter emergencial. Conforme a iniciativa privada, as ações de recuperação do talude permanecem “a todo vapor”.
O transporte total do material para retaludamento e adequação, equivale aproximadamente a 10.500 viagens de caminhões trucados. A remoção deste material destina o conteúdo extraído para pontos estratégicos em um raio de até cinco quilômetros de distância. De acordo com um balanço do setor de Engenharia da Nova 381, a previsão é que a operação chegará com a escavação de 170 mil metros cúbicos de material solto.
O trabalho no talude de Antônio Dias está sendo intenso: inicialmente foi detectado pequenos deslocamentos de material no talude e a realização de monitoramento. Após as seguidas quedas de pequenas porções de material do talude, a Operação fechou a pista sentido Oeste e a Engenharia da Nova 381 deslocou especialistas em geotecnia, bem como equipes topografia, sondagens e fiscalização para estudo dos desvios e melhores soluções. Foi realizada uma avaliação profunda na geotécnica do talude e toda sua região.
Em seguida, foi feito um levantamento topográfico atualizado e um plano de investigação e instrumentação geotécnica. Além disso, em paralelo com o retaludamento e reconformação do talude, foi realizado o início das atividades de drenagem e hidrossemeadura – técnica de estabilização e recuperação de encostas, que consiste em aplicar por jateamento uma mistura aquosa de sementes, adubos, aditivos orgânicos e fibras para criar uma camada protetora no solo.
“Trabalhamos 24 horas em turnos distintos, com o emprego de escavadeiras, tratores esteiras, retroescavadeira, rolos compactadores e caminhões pipas e basculantes trucados e traçados, tudo para dar celeridade na conclusão dos trabalhos e à liberação da pista, que segue com desvio estratégico para garantir a fluidez do tráfego. As equipes estão focadas na finalização dos trabalhos dentro do cronograma previsto com as melhores soluções verificadas para estabilidade do talude”, conclui Marco Tulio Morales de Carvalho, diretor de Engenharia.