Ações seguem ao longo da semana na avenida Maanaim e no aglomerado Amazonita, em Ipatinga

Ações incluem limpeza, pintura, retirada de lixo, vacinação antirrábica, testagem de leishmaniose, bloqueio químico contra arboviroses e a presença do Vacimóvel, garantindo a imunização da população

Ações incluem limpeza, pintura, retirada de lixo, vacinação antirrábica, testagem de leishmaniose, bloqueio químico contra arboviroses

Prestes a completar, amanhã (29), uma semana da Operação Retomada, que possibilitou a ocupação da avenida Maanaim e do aglomerado Amazonita pelas forças de segurança e pelo poder público, já é visível a diferença para quem passa ou vive na região. Equipes da administração municipal, de diversas secretarias e setores, seguem atuando de forma integrada para promover a revitalização do espaço e devolver à população áreas que lhe pertencem.

Os trabalhos envolvem a atuação das secretarias municipais de Saúde; Serviços Urbanos e Meio Ambiente; Obras; Assistência Social; e Segurança e Convivência Cidadã. As ações vão desde intervenções voltadas à melhoria visual do local até a oferta de serviços essenciais à comunidade. Ontem (27), o prefeito Gustavo Nunes (PL) esteve na área para acompanhar de perto o andamento dos trabalhos.

Entre as atividades realizadas estão limpeza, pintura e retirada de lixo; vacinação antirrábica e testagem de leishmaniose em cães e gatos; bloqueio químico contra arboviroses; e ações intensivas de combate à dengue. Agentes de Combate às Endemias (ACE) visitam os imóveis, realizam vistorias para identificar possíveis focos do mosquito transmissor e orientam os moradores. Também nesta terça-feira (27), a população contou com vacinação por meio do Vacimóvel.

Imóveis condenados pela Defesa Civil e construções irregulares estão sendo demolidos na área externa do aglomerado, como medida preventiva para evitar incidentes e integrar o processo de revitalização. Árvores localizadas em áreas de barranco, com risco de queda, também estão sendo suprimidas.

As equipes também atuam na retirada de excessos e entulhos. A área externa da avenida Maanaim está recebendo pintura para melhorar o aspecto visual da comunidade. Além disso, estão sendo resolvidos problemas de esgoto danificado e realizado o retaludamento de um talude, procedimento que reduz a inclinação do terreno e garante maior estabilidade.

A Secretaria Municipal de Assistência Social também realizou acompanhamento social na sexta-feira (23), com atuação de psicólogos, assistentes sociais e entrevistadores do Cadastro Único, garantindo atendimentos, acesso a direitos e encaminhamentos aos serviços socioassistenciais.

Jefferson Rocha é jornalista graduado pelo Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais e tem 25 anos de experiência em rádio. É coordenador de jornalismo da Itatiaia Vale do Aço.

Ouvindo...