A cerimônia de posse canônica de
As informações foram divulgadas pela Arquidiocese de Juiz de Fora nesta quarta-feira (21). São esperadas autoridades religiosas, civis e militares além dos devotos de Juiz de Fora e de mais de 30 municípios.
Para organização da cerimônia, a Arquidiocese pede que Bispos, Presbíteros, Diáconos, Seminaristas, autoridades civis e militares, e caravanas de fora do território arquidiocesano confirmem presença pelo
Transição episcopal
Desde a nomeação em 8 de janeiro, começou o período de transição. Após ter a renúncia aceita por completar 75 anos, Dom Gil Antônio Moreira se tornou Administrador Apostólico da Arquidiocese de Juiz de Fora e Dom Marco Aurélio, Administrador Diocesano da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, onde atuou nos últimos 13 anos.
Dom Marco Aurélio Gubiotti nasceu no dia 21 de outubro de 1963, em Ouro Fino (MG). Cursou filosofia no seminário arquidiocesano de Pouso Alegre, e a teologia no Instituto Teológico SCJ, em Taubaté (SP). Ele foi ordenado padre em 1989 e bispo em 2013, sendo nomeado Bispo de Itabira e Coronel Fabriciano.
Em sua trajetória, exerceu ministério em São Caetano, em Brasópolis, Santo Antônio, em Jacutinga; Nossa Senhora Aparecida, em Tocos do Moji; São Sebastião, em São Sebastião da Bela Vista; Nossa Senhora de Fátima, em Santa Rita do Sapucaí e Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre.
Obteve o título de mestre em Sagradas Escrituras pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção (SP). Cooperou com a formação no Seminário de Pouso Alegre e foi diretor do Instituto Teológico Interdiocesano São José e Diretor Geral e depois professor na área de Sagrada Escritura no curso de Teologia da Faculdade Católica de Pouso Alegre (Facapa).
Leia também
‘Rezo por vocês': diz Dom Marco Aurélio Gubiotti, novo arcebispo de Juiz de Fora Bispo de Itabira-Coronel Fabriciano é nomeado Arcebispo de Juiz de Fora