Posse de Dom Marco Aurélio Gubiotti será na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora

Cerimônia será às 15h do dia 7 de março, segundo Arquidiocese de Juiz de Fora

A cerimônia de posse canônica de Dom Marco Aurélio Gubiotti como Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora será em 7 de março, sábado, às 15h, na Catedral Metropolitana. Nomeado pelo Papa Leão XIV, ele será o 6º Arcebispo e 7º Bispo da história da Igreja Católica na região.

As informações foram divulgadas pela Arquidiocese de Juiz de Fora nesta quarta-feira (21). São esperadas autoridades religiosas, civis e militares além dos devotos de Juiz de Fora e de mais de 30 municípios.

Para organização da cerimônia, a Arquidiocese pede que Bispos, Presbíteros, Diáconos, Seminaristas, autoridades civis e militares, e caravanas de fora do território arquidiocesano confirmem presença pelo QR Code nas redes sociais ou então pelo e-mail posse@arquidiocesejuizdefora.org.br ou pelo telefone (32) 3229-5450 até 27 de fevereiro.

Transição episcopal

Desde a nomeação em 8 de janeiro, começou o período de transição. Após ter a renúncia aceita por completar 75 anos, Dom Gil Antônio Moreira se tornou Administrador Apostólico da Arquidiocese de Juiz de Fora e Dom Marco Aurélio, Administrador Diocesano da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, onde atuou nos últimos 13 anos.

Dom Marco Aurélio Gubiotti nasceu no dia 21 de outubro de 1963, em Ouro Fino (MG). Cursou filosofia no seminário arquidiocesano de Pouso Alegre, e a teologia no Instituto Teológico SCJ, em Taubaté (SP). Ele foi ordenado padre em 1989 e bispo em 2013, sendo nomeado Bispo de Itabira e Coronel Fabriciano.

Em sua trajetória, exerceu ministério em São Caetano, em Brasópolis, Santo Antônio, em Jacutinga; Nossa Senhora Aparecida, em Tocos do Moji; São Sebastião, em São Sebastião da Bela Vista; Nossa Senhora de Fátima, em Santa Rita do Sapucaí e Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre.

Obteve o título de mestre em Sagradas Escrituras pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção (SP). Cooperou com a formação no Seminário de Pouso Alegre e foi diretor do Instituto Teológico Interdiocesano São José e Diretor Geral e depois professor na área de Sagrada Escritura no curso de Teologia da Faculdade Católica de Pouso Alegre (Facapa).

Leia também

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.

Ouvindo...