Foi anunciado nesta quinta-feira (8) o novo arcebispo da arquidiocese de Juiz de Fora, o Papa Leão XIV nomeou dom Marco Aurélio Gubiotti, da diocese de diocese de Itabira-Fabriciano (MG). No mesmo ato, o Santo Padre aceitou o pedido de renúncia por idade do agora Emérito, dom Gil Antônio Moreira.
A posse do novo arcebispo foi marcada para o dia 7 de março, conforme divulgado pelo Emérito dom Gil Antônio Moreira. A cerimônia ainda não possui horário definido.
O Papa Leão também nomeou o antigo arcebispo como Administrador Apostólico da Arquidiocese de Juiz de Fora, com os mesmos direitos e deveres de Arcebispo Metropolitano, até a data da posse do novo Arcebispo.
Leia mais
Missa em Ação de Graças celebra 75 anos de Dom Gil Antônio Moreira Arcebispo de Juiz de Fora se encontra com Papa Leão XIV no Vaticano
Ouça a matéria
Quem é o novo arcebispo de Juiz de Fora
Dom Marco Aurélio Gubiotti, nasceu no dia 21 de outubro de 1963, em Ouro Fino (MG). Cursou filosofia no seminário arquidiocesano de Pouso Alegre, e a teologia no Instituto Teológico SCJ, em Taubaté (SP).
Em sua trajetória, exerceu ministério em São Caetano, em Brasópolis, Santo Antônio, em Jacutinga; Nossa Senhora Aparecida, em Tocos do Moji; São Sebastião, em São Sebastião da Bela Vista; Nossa Senhora de Fátima, em Santa Rita do Sapucaí e Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre.
Obteve o título de mestre em Sagradas Escrituras pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção (SP). Cooperou com a formação no Seminário de Pouso Alegre e foi diretor do Instituto Teológico Interdiocesano São José (2000 a 2005) e Diretor Geral da FACAPA – Faculdade Católica de Pouso Alegre (2006 a 2009). Foi professor na área de Sagrada Escritura no curso de Teologia da FACAPA (2000 a 2013).
*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira