“Muito bom, simples e acolhedor”. Esta foi a impressão que o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, teve do Papa Leão XIV após o primeiro encontro com o Pontífice, nesta terça-feira (1º).
Conforme mensagem divulgada pela Arquidiocese de Juiz de Fora, durante o encontro, o Arcebispo comunicou ao Pontífice que completa 75 anos em outubro. Como determina a legislação da Igreja, fez a entrega simbólica do cargo pastoral e solicitou que a sucessão não se prolongue “considerando meus problemas de saúde”.
Segundo Dom Gil, “O Papa foi muito acolhedor e disse que, assim que possível, dará encaminhamento ao pedido, como de praxe”. O Arcebispo destacou que a carta oficial será enviada à Nunciatura Apostólica, que é a representação diplomática da Santa Sé no Brasil, nos próximos três meses.
Papa Leão ‘enviou a sua bênção a todos’, disse Arcebispo
Dom Gil está em peregrinação no Vaticano desde o final de junho, quando participou das solenidades do Jubileu dos Seminaristas, Bispos e Sacerdotes, que faz parte da programação do Ano Jubilar da Esperança. Ele está em um grupo com outros seis bispos, 13 padres e 26 leigos.
Junto com o Arcebispo estavam Padre Lucas, sobrinho dele que está estudando em Roma; o Padre Emerson, da Arquidiocese de Juiz de Fora e o Padre.Bruno Milioni, da Arquidiocese de Mariana, que estavam estudando na Itália.
“O Papa é muito bom, simples e acolhedor. Escuta com atenção e dialoga com fraternidade. Deu-me a impressão de ser muito competente e muito santo, além de profundamente comprometido com a missão da Igreja no mundo. Demonstrou especial atenção à formação dos futuros padres, diáconos e leigos, destacando a centralidade de Cristo e a espiritualidade como fundamentos para toda ação pastoral e social”.
Durante o encontro, Dom Gil disse que aproveitou para apresentar ao Papa Leão XIV os processos de canonização ligados à Arquidiocese e pedir especial atenção a eles.
“O Papa foi muito simpático e enviou a sua bênção a todos”.
O grupo do qual Dom Gil faz parte está em um retiro espiritual em Collevalenza, na região italiana da Úmbria. Depois, visitarão Subiaco e Monte Cassino, locais ligados à história dos irmãos São Bento e Santa Escolástica. O embarque para o Brasil será no domingo (6) com chegada prevista para segunda (7).
Em entrevista à Itatiaia no ano passado, Dom Gil Antônio Moreira falou sobre a preparação para a emeritude. Assista.
Leia também
‘Preparado para este momento’, diz Arcebispo de Juiz de Fora sobre Papa Leão XIV Professor do Seminário de JF: ‘escolha de Leão XIV é cercada de simbolismos’