A eleição do novo Papa, Leão XIV, foi recebida com alegria pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (8) quando o cardeal Robert Francis Prevost, dos Estados Unidos, atual Prefeito para o Dicastério dos Bispos, obteve ao menos 89 votos, os dois terços necessários, dos 133 cardeais votantes para ser o próximo Sumo Pontífice.
O eleito tem 69 anos e é o 267º Papa da história da Igreja Católica. Ele também é o primeiro norte-americano e primeiro agostiniano escolhido para como sucessor de São Pedro. Dom Gil Antônio Moreira destacou a formação e o trabalho do Papa Leão XIV em várias atividades na Igreja Católica.
“Creio eu que estando ele há vários anos em Roma, teve oportunidade de proximidade com Papa Francisco, mas também com todos os outros colaboradores, às vezes até anônimos da igreja no Vaticano. Por isso, penso que é um Papa preparado para este momento. É um homem culto, teólogo, formado em direito canônico, tem formação agostiniana que preza muito pelo estudo, pela formação acadêmica, e ao mesmo tempo é um pastor porque foi bispo numa diocese no Peru”.
O Arcebispo de Juiz de Fora comentou também sobre a manifestação de devoção à Virgem Maria no primeiro discurso do novo Papa ao povo na Basílica de São Pedro.
“Tenho para mim que o Papa Leão XIV escolheu esse nome se referindo à alma mariana de Leão XIII. Leão XIII foi um papa ‘super mariano’, ele escreveu 20 encíclicas sobre o Rosário. Era um homem que rezava e ensinou o povo a rezar o Rosário, tinha uma devoção a ‘Salve Rainha’. Quando o Papa Bento XIV inclui na sua primeira fala a oração Ave Maria, eu já vi nele, então, essa escolha de amor a Maria, um papa mariano, e certamente vai valorizar muito a oração do terço que está em alta hoje no mundo inteiro e também no nosso Brasil”.
Assista ao primeiro discurso de Leão XIV
Papa Leão XIV
O novo papa esteve na Praça de São Pedro e concedeu bênção a todos os fiéis presentes. Além da oração ‘urbi et orbi’, ele fez um discurso dizendo que a
Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, o cardeal Prevost se tornou prefeito do poderoso Dicastério para os Bispos em 2023, responsável por nomear bispos mitrados no mundo todo.
Prevost foi missionário no Peru e, anos depois, foi nomeado arcebispo emérito de Chiclayo, no país andino. Ele também é presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.
A
Fumaça branca sai da chaminé no telhado da Capela Sistina, o que significa que os cardeais elegeram um novo papa no segundo dia de seu conclave secreto, em 13 de março de 2013, no Vaticano.
Leia também
Robert Prevost, papa Leão XIV, veio a Minas e deixou boa impressão em fiéis Leão XIV já se encontrou com outros dois papas; veja fotos Robert Francis Prevost, o papa Leão XIV, é progressista ou conservador? Descubra Em 1º discurso como papa, Leão XIV diz que a humanidade precisa de ‘pontes’ Robert Francis Prevost, o Leão 14, tem opiniões parecidas com o papa Francisco?