O Bispo da Diocese de Itabira e Coronel Fabriciano, Dom Marco Aurélio Gubiotti foi nomeado pelo Papa Leão XIV para assumir a Arquidiocese de Juiz de Fora.
Dom Marco Aurélio vai substituir o atual arcebispo da arquidiocese da cidade da Zona da Mata Mineira, Dom Gil Antônio Moreira, que completa este ano, 76 anos de idade, e que apresentou pedido de renúncia, também aceito pelo Papa Leão XIV.
Dom Gil Antônio foi nomeado arcebispo metropolitano no dia 28 de janeiro de 2009 pelo Papa Bento XVI, e estava à frente da Arquidiocese de Juiz de Fora desde 28 de março de 2009, quando foi empossado.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ja enviou mensagem de agradecimento a dom Gil Moreira pelos anos dedicados à arquidiocese e saudação a dom Marco Aurélio. A CNBB destaca na nota que recebeu com alegria a notícia da nomeação de Dom Marco Aurélio Gubiotti como novo arcebispo em Juiz de Fora, rogando a Deus que abençoe e ilumine seus passos nesta nova missão.
Nascido no dia 21 de outubro de 1963 na cidade de Ouro Fino, em Minas Gerais, Dom Marco Aurélio Gubiotti, foi nomeado bispo da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano pelo Papa Bento XVI no dia 21 de fevereiro de 2013, tendo a posse canônica como quinto bispo da Diocese ocorrida no dia 16 de junho do mesmo ano.
O Jornalismo da Rádio Itatiaia Vale do Aço fez contato com o Departamento de Comunicação da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano para saber quando vai ocorrer a saída de Dom Marco Aurélio Gubiotti e sobre seu sucessor na Diocese. A posse em Juiz de Fora, na Arquidiocese, está marcada para o dia 07 de Março.
Segundo o assessor diocesano, Diácono Marlon Mendes Gonçalves, uma coletiva de imprensa será organizada com Dom Marco Aurélio Gubiotti para esclarecimento de dúvidas e novas informações, assim que houver uma definição.