A escassez de profissionais qualificados e disponíveis no mercado de turismo e eventos tem sido um obstáculo significativo para o crescimento exponencial da hotelaria no Brasil. Somente em Minas Gerais estimam-se mais de 25 mil vagas não preenchidas, e 1,5 milhão em todo o Brasil, devido à falta de trabalhadores capacitados. Em resposta a essa demanda urgente, a Associação Mineira de Hotéis de Lazer (AMIHLA) lança o “Hotelaria em Movimento”, um programa para capacitar mais de 10 mil profissionais até o início de 2026 em áreas essenciais para o mercado.
O presidente da AMIHLA, Alexandre Santos, conta que o programa, lançado nesta semana durante a 3º edição do Congresso AMIHLA, consiste na realização de treinamentos nas cidades do interior, por meio de uma Caravana Itinerante de Educação. “O objetivo é fornecer meios e instrumentos para que as empresas e profissionais prestem um atendimento de qualidade a todos os turistas que visitam a região, proporcionando assim uma experiência incrível, seja no receptivo, na gastronomia, ou cultural”.
O “Hotelaria em Movimento” que irá qualificar as pessoas para empregabilidade imediata, têm no escopo cursos de administração, recepção, logística, cultura regional, gastronomia, manutenção e construção civil, hospitalidade, vendas e marketing. “A iniciativa visa não apenas resolver o problema imediato da escassez de profissionais no setor, mas principalmente fortalecer a competitividade e a sustentabilidade do turismo a longo prazo.”
Capacitação da gestão hoteleira e fomento do turismo regional
Segundo o Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), 29% das empresas brasileiras fecham nos primeiros 5 anos e para minimizar esses danos, o programa da AMIHLA também contempla a capacitação de gerentes e proprietários hoteleiros, proporcionando-lhes conhecimento para administrar seus negócios de forma eficaz e sustentável. “Fatores como a má gestão, a falta de manutenção dos estabelecimentos e a rotatividade no segmento geram insegurança para os turistas que planejam uma viagem a longo prazo, por isso, é crucial capacitar esses profissionais para evitar tais problemas e garantir experiências positivas para os hóspedes”, explica o presidente.
Outro pilar do programa de capacitação da AMIHLA é o fomento de atividades regionais para fomentar a demanda turística. Eventos como o Festival Gastronômico em Tiradentes e o Carnaval em Belo Horizonte atraem milhões de visitantes e impulsionam a economia local, lotando hotéis, restaurantes e gerando bilhões em receita ao evidenciar sua vocação regional. “Focar no regionalismo é crucial para fortalecer a indústria hoteleira e o turismo, pois valoriza e destaca as características únicas e distintivas de cada região mineira, gerando uma experiência autêntica para os visitantes. Ao destacar a cultura, gastronomia e tradições típicas da mineiridade, o regionalismo permite que os destinos se diferenciem e se posicionem de forma ainda mais competitiva no mercado turístico”, pontua Alexandre.
Medida judicial contra o PERSE e palestras no 3º Congresso AMIHLA
Seguindo seu compromisso com a expansão do setor, a entidade entra nesta semana com medida judicial coletiva contra o governo federal, pedindo a restituição correspondente aos hotéis e pousadas de Minas Gerais que não foram beneficiados pelo Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). “Não vamos poupar esforços até garantir que esses hotéis prejudicados recebam o fôlego necessário para superar seus desafios e desenvolver seus negócios”, disse Alexandre durante discurso na abertura do 3º Congresso AMIHLA.
Segundo o presidente da entidade, mais de 70% dos CNPJs do setor não foram contemplados pelo setor e cerca de 25% dos pequenos negócios hoteleiros do Estado, enquadrados no regime de tributação do Simples Nacional, estão operando no vermelho, fator que torna a medida judicial tão urgente. “Todo o setor está unido em favor dessa causa. Os pequenos hotéis sofrem tanto quanto os médios e grandes, mas não têm capacidade de recuperação porque pagam os impostos normalmente. E nossa entidade está aqui para buscar essa paridade de tributação para todos que atuam no segmento”, afirma.
Com grandes nomes do mercado, o 3º Congresso AMIHLA contou com palestras de Lizete Ribeiro, CEO do Grupo Tauá de Hotéis, que revelou os segredos por trás do sucesso da rede que é conhecida por sua cultura de relacionamento e estratégias de entretenimento. O especialista hoteleiro, Pedro Cypriano, que destacou a importância de estratégias focadas no regionalismo e na tematização para se manter dentro das principais tendências do mercado e Diogo Gonçalves, presidente da Rádio Itatiaia, que alertou os hoteleiros sobre os riscos e benefícios de manter uma gestão financeira detalhada e com objetivos bem delineados. O Congresso contou ainda com palestra de Inovação e Precificação com André Bekerman, diretor geral do Trul Hotéis e Waleria Fenato, consultora de Revenue Management (Gestão de Receitas),