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Entidade lança projeto “Hotelaria em Movimento” para capacitar mais de 10 mil profissionais do turismo em MG

Programa consiste na realização de treinamentos nas cidades do interior, por meio de uma Caravana Itinerante de Educação, o lançamento ocorreu durante o 3º Congresso da AMIHLA

A escassez de profissionais qualificados e disponíveis no mercado de turismo e eventos tem sido um obstáculo significativo para o crescimento exponencial da hotelaria no Brasil. Somente em Minas Gerais estimam-se mais de 25 mil vagas não preenchidas, e 1,5 milhão em todo o Brasil, devido à falta de trabalhadores capacitados. Em resposta a essa demanda urgente, a Associação Mineira de Hotéis de Lazer (AMIHLA) lança o “Hotelaria em Movimento”, um programa para capacitar mais de 10 mil profissionais até o início de 2026 em áreas essenciais para o mercado.

O presidente da AMIHLA, Alexandre Santos, conta que o programa, lançado nesta semana durante a 3º edição do Congresso AMIHLA, consiste na realização de treinamentos nas cidades do interior, por meio de uma Caravana Itinerante de Educação. “O objetivo é fornecer meios e instrumentos para que as empresas e profissionais prestem um atendimento de qualidade a todos os turistas que visitam a região, proporcionando assim uma experiência incrível, seja no receptivo, na gastronomia, ou cultural”.

O “Hotelaria em Movimento” que irá qualificar as pessoas para empregabilidade imediata, têm no escopo cursos de administração, recepção, logística, cultura regional, gastronomia, manutenção e construção civil, hospitalidade, vendas e marketing. “A iniciativa visa não apenas resolver o problema imediato da escassez de profissionais no setor, mas principalmente fortalecer a competitividade e a sustentabilidade do turismo a longo prazo.”

Capacitação da gestão hoteleira e fomento do turismo regional

Segundo o Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), 29% das empresas brasileiras fecham nos primeiros 5 anos e para minimizar esses danos, o programa da AMIHLA também contempla a capacitação de gerentes e proprietários hoteleiros, proporcionando-lhes conhecimento para administrar seus negócios de forma eficaz e sustentável. “Fatores como a má gestão, a falta de manutenção dos estabelecimentos e a rotatividade no segmento geram insegurança para os turistas que planejam uma viagem a longo prazo, por isso, é crucial capacitar esses profissionais para evitar tais problemas e garantir experiências positivas para os hóspedes”, explica o presidente.

Outro pilar do programa de capacitação da AMIHLA é o fomento de atividades regionais para fomentar a demanda turística. Eventos como o Festival Gastronômico em Tiradentes e o Carnaval em Belo Horizonte atraem milhões de visitantes e impulsionam a economia local, lotando hotéis, restaurantes e gerando bilhões em receita ao evidenciar sua vocação regional. “Focar no regionalismo é crucial para fortalecer a indústria hoteleira e o turismo, pois valoriza e destaca as características únicas e distintivas de cada região mineira, gerando uma experiência autêntica para os visitantes. Ao destacar a cultura, gastronomia e tradições típicas da mineiridade, o regionalismo permite que os destinos se diferenciem e se posicionem de forma ainda mais competitiva no mercado turístico”, pontua Alexandre.

Medida judicial contra o PERSE e palestras no 3º Congresso AMIHLA

Seguindo seu compromisso com a expansão do setor, a entidade entra nesta semana com medida judicial coletiva contra o governo federal, pedindo a restituição correspondente aos hotéis e pousadas de Minas Gerais que não foram beneficiados pelo Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). “Não vamos poupar esforços até garantir que esses hotéis prejudicados recebam o fôlego necessário para superar seus desafios e desenvolver seus negócios”, disse Alexandre durante discurso na abertura do 3º Congresso AMIHLA.

Segundo o presidente da entidade, mais de 70% dos CNPJs do setor não foram contemplados pelo setor e cerca de 25% dos pequenos negócios hoteleiros do Estado, enquadrados no regime de tributação do Simples Nacional, estão operando no vermelho, fator que torna a medida judicial tão urgente. “Todo o setor está unido em favor dessa causa. Os pequenos hotéis sofrem tanto quanto os médios e grandes, mas não têm capacidade de recuperação porque pagam os impostos normalmente. E nossa entidade está aqui para buscar essa paridade de tributação para todos que atuam no segmento”, afirma.

Com grandes nomes do mercado, o 3º Congresso AMIHLA contou com palestras de Lizete Ribeiro, CEO do Grupo Tauá de Hotéis, que revelou os segredos por trás do sucesso da rede que é conhecida por sua cultura de relacionamento e estratégias de entretenimento. O especialista hoteleiro, Pedro Cypriano, que destacou a importância de estratégias focadas no regionalismo e na tematização para se manter dentro das principais tendências do mercado e Diogo Gonçalves, presidente da Rádio Itatiaia, que alertou os hoteleiros sobre os riscos e benefícios de manter uma gestão financeira detalhada e com objetivos bem delineados. O Congresso contou ainda com palestra de Inovação e Precificação com André Bekerman, diretor geral do Trul Hotéis e Waleria Fenato, consultora de Revenue Management (Gestão de Receitas),

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