A mineração é uma atividade essencial, e o minério de ferro um produto fundamental para a sociedade moderna. Está presente tanto em objetos simples do nosso dia a dia, como em talheres que usamos para nos alimentar, bem como em equipamentos sofisticados, carros, aviões e equipamentos médicos dos hospitais. Apenas em Minas Gerais, a mineração gera 74 mil empregos, com 35% das exportações estaduais e tem impacto de R$ 84 bilhões no PIB.
Por isso, nós, da Cedro, nos orgulhamos de fazer parte da história deste setor, buscando reinventá-lo e torná-lo cada vez mais sustentável, para que siga gerando desenvolvimento econômico e social, contribuindo para a preservação do meio ambiente, geração de empregos e renda para toda a sociedade.
Pioneiros no descomissionamento de barragens de rejeitos, no processo de 100% de sua filtragem, com posterior empilhamento a seco, somos hoje uma das principais empresas de mineração em Minas Gerais e caminhamos para ser também uma das maiores do Brasil. Estamos investindo cerca de US$ 300 milhões, até 2026, para ampliar nossa capacidade de produção. Nos próximos anos, com a entrada de novas unidades em operação, passaremos dos atuais 7 milhões de toneladas por ano, para cerca de 20 milhões de toneladas por ano, adotando sempre os mais altos padrões de respeito ao meio ambiente, com inovação e eficiência.
Exemplo de nosso compromisso com a sustentabilidade é o prêmio que recebemos recentemente da Revista Minério & Minerales, a mais importante publicação do setor, por nossa mina Morro da Gama, em Nova Lima (MG). O projeto contemplado e batizado de Skid – NR 34, permite o aproveitamento do
material com baixo teor de minério de ferro, que de outra forma seria descartado, possibilitando a exploração da mina de forma racional e econômica, com responsabilidade ambiental e social.
É o reconhecimento do impacto positivo do jeito Cedro de fazer negócios, que tem a sustentabilidade como premissa. A partir desta premissa, e através de outras iniciativas, como os mais de 60 projetos sociais que patrocinamos, voltados para educação, cultura, esporte e saúde, como também o fomento ao turismo, demonstramos que é possível combinar ganhos econômicos com desenvolvimento social, econômico e ambiental para todos, gerando bem-estar e qualidade de vida para todos os brasileiros.