Quando se fala em abrir as portas do mercado de trabalho para os jovens, o programa Trilhas do Futuro, promovido pelo Governo de Minas é a primeira referência no estado. Executado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, essa iniciativa busca oferecer aos jovens, cursos técnicos gratuitos de formação profissional, mas com um grande diferencial: as ofertas são nas áreas com maior perspectiva de empregabilidade, aproveitando a infraestrutura já existente e a expertise das instituições públicas e privadas. E além da formação profissional gratuita, o programa fornece ajuda de custo para transporte e alimentação.
Abrindo as portas para o futuro
Em sua 4ª. edição, o Trilhas do Futuro vem capacitando jovens de todo o estado e abrindo novas oportunidades de emprego em áreas que apresentam escassez de mão de obra qualificada ou fazem parte de um nicho de mercado muito específico.
Para conhecer as demandas do mercado, o Governo de Minas trabalha junto ao setor produtivo, com o objetivo de fazer um mapeamento do setor. Assim é possível atender às necessidades das empresas, formando uma mão de obra qualificada. E assim todos saem ganhando: os jovens que recebem uma formação profissional gratuita e ganham a chance real de se empregarem, as empresas que conseguem a mão de obra qualificada que precisam e todo o estado, que ganha novo impulso para o seu desenvolvimento.
Oportunidades em todo o estado
O Trilhas do Futuro disponibiliza, em mais de 130 municípios do estado, 82 cursos profissionalizantes, com destaque para os técnicos em enfermagem, segurança do trabalho e radiologia. Para esta edição serão ofertadas novas vagas, sendo priorizados cursos e localidades com maior perspectiva de emprego para os jovens, considerando o histórico de empregos de cada área na região e fatores demográficos de cada um dos municípios mineiros e ampliadas as opções de formação para os jovens.
Numa primeira fase, as instituições de ensino que oferecem os cursos técnicos acessam o mapeamento que fornece dados relevantes sobre a demanda e empregabilidade em todas as regiões de Minas Gerais. Este ranking de prioridade é que guia a oferta dos cursos que serão ofertados. E conforme edital já publicado, as instituições têm até o dia 03 de outubro para efetivarem o credenciamento no programa. A previsão é que o resultado do credenciamento seja publicado no dia 18 de outubro. Já as inscrições para alunos acontecerão apenas em novembro.
Para acessar o edital de credenciamento das instituições é só
Mais informações sobre o Programa Trilhas de Futuro podem ser acessadas no site