Submissão. Esta palavra significa ‘subcomandante’. É uma palavra que, no português, causa arrepio nas mulheres, porque muitos homens também não entendem. Eles pensam que submissão é subserviência. Mas, a palavra de Deus diz: ‘portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês’ (Tiago 4:7).
Deus quer trabalhar neste mundo através de nós. Ele operando, sendo a fonte, e nós os canais. César era o czar de Roma, e todos tinham que ser submissos a ele pela força. Os judeus não podiam ter nada, e se tivessem eram traidores. Foi o que fizeram com Zaqueu, apenas porque ele era um cobrador de impostos. Então, Zaqueu era discriminado porque ele era submisso a Roma.
Então, Paulo aconselha as mulheres: sejam submissas a seu próprio marido como você faz com Deus; comporte-se lá fora como você se comporta na igreja; entenda que você é subcomandante do lar.
Deus diz às mulheres que na falta do marido são elas que irão comandar a casa. E elas são participantes na orientação dos filhos.
A palavra submissão tomou um tom pejorativo e é por isso que o casamento não é para qualquer pessoa. O casamento não é para todos, pois, quem quer se casar precisa se comportar entendendo o que é o papel de cada um.
Quando o apóstolo diz para as mulheres se submeterem ao marido é porque ele é o cabeça do lar, como Jesus é o da igreja. Muitas vezes, para servir a Deus, precisamos provar que somos obedientes primeiro a Deus; e cada um tem um papel na sociedade para que haja harmonia, para que haja sinfonia, para que o nome do Senhor seja exaltado.
Submissão não é um peso, é obediência com Aquele que pode te recompensar.
Fique com Deus.