Ouvindo...

No mês da mulher, Governo de Minas estimula ações de combate e denúncia à violência doméstica

Buscando amparar mulheres vítimas de violência, o Estado de Minas Gerais oferece vários serviços de denúncia, acolhimento e encaminhamentos.

Violência doméstia - Governo de Minas

Neste mês da mulher, o Governo de Minas lançou a campanha “Violência doméstica é um assunto de todos”. A campanha busca não só divulgar as ações integradas e rede de apoio do Governo para amparar as mulheres em situação de violência doméstica, mas também estimular as pessoas a denunciarem os casos de violência.

São inúmeros os casos em que as mulheres não conseguem pedir ajuda e têm que conviver diariamente com seus agressores. Para amparar estas mulheres, uma rede de proteção é fundamental para encorajá-las a pedir ajuda, oferecendo ainda acolhimento e apoio para que tenham seus direitos respeitados. Buscando quebrar este ciclo de violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, o Governo de Minas oferece vários serviços de denúncia, acolhimento e encaminhamentos.

Delegacia Virtual

O primeiro passo para quebrar este ciclo de violência é a denúncia e a Delegacia Virtual é um canal on-line e seguro para realizar boletins de ocorrência sem sair de casa. Por meio do endereço delegaciavirtual.sids.mg.gov.br é possível solicitar medidas protetivas e denunciar casos de violência psicológica, física ou qualquer outro tipo de conduta que viole direitos.

O site traz ainda um Manual Básico de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, com orientações para a identificação de um relacionamento abusivo, registros de ocorrência e solicitação de medidas protetivas de urgência e encaminhamento para casa abrigo.

Casa Abrigo

Outro importante serviço de apoio para mulheres em situação de violência são as casas-abrigo, locais que acolhem a mulher em situação de violência e seus filhos, quando não possuem outro lugar para ficar, ou não se sentem seguros em seus lares, e precisam desse suporte até que possam ser tomadas as devidas providências em relação ao agressor e à segurança da vítima. Por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o Estado repassa recursos para os municípios que podem alocá-los para criação e manutenção de equipamentos condizentes com a realidade local.

Em Belo Horizonte, existem algumas casas abrigo. Mas para segurança de todas as mulheres abrigadas, os endereços das casas abrigo não são divulgados.

CERNA - Centro de Atendimento Risoleta Neves

Espaço referência para o acolhimento e atendimento à mulher em situação de violência de gênero, doméstica ou familiar, o Centro de Atendimento Risoleta Neves (Cerna) oferece atendimento individual e/ou em grupo. Ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), o Cerna busca dar condições à mulher para que ela rompa com a situação de violência vivida, resgate sua autonomia, autodeterminação e autoestima.

Dentre os serviços disponibilizados, o Cerna oferece atendimento psicológico e jurídico para mulheres, orientação técnica aos municípios de todo o estado, além de produzir materiais de orientação para profissionais que atuam no atendimento a mulheres em situação de violência.

Combater a violência doméstica é responsabilidade de todos

Estimulando políticas de combate à violência contra a mulher, o Governo de Minas vem atuando na prevenção de casos enquadrados na Lei Maria da Penha visando, sobretudo, combater as ocorrências de feminicídio. E reforça a importância de toda mulher em situação de violência fazer uso de seus direitos e procurar serviços públicos para garantir acolhimento, proteção e encaminhamentos. Mas toda a sociedade deve participar desta campanha. Quem souber de alguém que tenha um parceiro abusivo ou presenciar algum caso de violência doméstica, deve fazer sua parte e denunciar.

Canais de denúncias e acolhimento:

Disque Denúncia: 181

Ligue 190

delegaciavirtual.sids.mg.gov.br

Aplicativo MG Mulher - disponível gratuitamente para Android ou iOs

Centro Risoleta Neves de Atendimento às Mulheres (CERNA): (31) 3270-3235 e (31) 3270- 3296.

Casa da Mulher Mineira: Avenida Augusto de Lima, 1.845 - Barro Preto - Belo Horizonte/MG