A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) investiga uma denúncia de assédio sexual contra o vereador de Belo Horizonte, Jorge Luiz dos Santos, do Republicanos. Em 2020, ele foi reeleito para o terceiro mandato parlamentar com 7.691 votos. A vítima é uma funcionária terceirizada da Câmara. A mulher, que não será identificada, conversou com a reportagem da Itatiaia e contou que os episódios de violência começaram depois que ela pediu ajuda do parlamentar para providenciar o corte de uma árvore.
“Eu mandei uma mensagem para o vereador solicitando uma poda de árvore e ele achou que essa era uma abertura para me assediar”, contou. “Ele começou a me mandar mensagem por volta de 23 horas, 00 horas... Uma hora ele falou que queria ter uma conversa comigo, mas que essa conversa não poderia ser dentro da Câmara”, completou.
Foi então que o vereador encaminhou o link com o endereço de um motel. “Ele disse que a conversa só poderia ocorrer em um local onde só eu e ele estivessem. Ele queria que essa conversa acontecesse em um motel. Foi então que ele me encaminhou um link”.
A vítima ainda relatou que o vereador insistia no contato por meio das redes sociais. “Ele sempre reage às fotos, responde os meus stories do Instagram... Eu nunca dei corda pra ele porque eu nunca tive intenção nenhuma com ele. A única coisa que eu quero é o meu serviço, eu preciso dele”, acrescentou.
Ela relatou que os episódios geraram traumas e ela precisou de ser afastada do trabalho. “Eu vim aqui hoje (conceder entrevistas) porque minha psicóloga me ajudou muito a tomar a frente disso e tomar uma iniciativa para procurar os meus direitos”.
“Eu espero que ele crie vergonha na cara e pare de fazer isso. Ele é pastor e como que um pastor tem coragem de fazer isso? Ele é a pessoa que vai dentro da igreja pedir voto, é a pessoa que levanta uma bandeira de Deus e tem coragem de fazer isso com uma mulher?”, questiona.
A Polícia Civil informou que o celular da vítima foi entregue à delegacia e passou por perícia. Ainda segundo a PC, o vereador foi procurado para prestar esclarecimentos e, por meio de advogado, disse que usará o direito de ficar em silêncio.
Em nota, a Câmara Municipal de Belo Horizonte informa que a denúncia foi protocolada na Presidência da Casa. Os documentos serão encaminhados para a Procuradoria Jurídica da Câmara, que, após análise formal, vai entregar o parecer para a Mesa Diretora. Não há prazo regimental estipulado.
Apesar de constar no site da Câmara que o suspeito é pastor da Igreja Universal, a instituição alega que Jorge Luiz dos Santos foi afastado do cargo de pastor “por ter violado o regimento interno da Instituição e os padrões bíblicos observados pela Universal, ao praticar condutas contra a moral e os bons costumes que são incompatíveis com a atividade pastoral”.
O vereador Jorge Santos foi procurado, mas ainda não se pronunciou.
Confira a nota na íntegra:
“Com referência à reportagem publicada pela Rádio Itatiaia nesta quinta-feira (19), sobre uma investigação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) contra o vereador de Belo Horizonte Jorge Santos pela suposta prática de assédio sexual, a Igreja Universal do Reino de Deus esclarece que desde 2/9/2021 o político não é mais pastor da Universal. Ele foi desligado da Igreja por ter violado o regimento interno da Instituição e os padrões bíblicos observados pela Universal, ao praticar condutas contra a moral e os bons costumes que são incompatíveis com a atividade pastoral.
Ressaltamos que a Universal exige um comportamento irretocável de todos os membros de seu corpo eclesiástico, para que possam exercer a função missionária a eles confiada como um verdadeiro exemplo de conduta para a comunidade onde atuam.
Atualmente, segundo consta, Jorge Santos faz parte de outra denominação.
É lamentável que a Rádio Itatiaia tenha cometido uma falha tão grave como essa, que atinge a imagem da Universal e de seus Bispos, Pastores e fiéis. Bastaria o veículo ter observado a regra básica do Jornalismo, checando a informação com o UNIcom -- Departamento de Comunicação Social da Igreja. A página do departamento, com todos os seus contatos, está disponível no portal