Ouvindo...

Saiba quem foi Carlo Acutis, o ‘influencer de Deus’ que será canonizado neste domingo

Jovem italiano, conhecido por usar tecnologia para evangelizar, será declarado santo na primeira canonização do novo pontífice

O corpo de Carlo Acutis está preservado e pode ser visto no Santuário do Despojamento, em Assis, no centro da Itália

Neste domingo ( 7 de setembro), o papa Leão XIV canonizará o italiano Carlo Acutis, que ficou conhecido como ‘ influencer de Deus'. O jovem morreu em 2006, aos 15 anos, de leucemia, e será o primeiro santo ‘ millennial’ da Igreja Católica. Na mesma cerimônia, também será canonizado outro italiano, Pier Giorgio Frassati.

Em escolas e paróquias dedicadas a Acutis, como a Blessed Carlo Acutis, em Chicago, alunos leem quadrinhos sobre sua vida, debatem milagres atribuídos a ele e imaginam como poderia ser o fundo de tela de seu celular, informa a agência de notícias Associated Press (AP).

Leia também

Carlo nasceu em Londres, em 1991, e cresceu em Milão, em uma família católica não muito praticante. Desde cedo, mostrou grande interesse pela fé e também por tecnologia. Criava sites sobre milagres eucarísticos, rezava diariamente diante e ajudava os pobres. Sua mãe, Antonia Salzano, revela que filho passava horas em oração, diariamente.

O processo para Carlo alcançar a santidade foi rápido. Beatificado em 2020, Acutis teve o segundo milagre reconhecido no ano passado, abrindo caminho para a canonização. Admiradores destacam seu jeito simples: jogava futebol, amava animais e videogames. Ao mesmo tempo, seu compromisso com a fé e a caridade eram bastante presentes. “Quando li sua história, me impactou muito, porque desde muito cedo ele se sentiu muito atraído por Jesus Cristo”, disse a estudante Sona Harrison à AP.

Para especialistas, a popularidade de Acutis reflete tanto a devoção genuína dos fiéis quanto uma estratégia da Igreja para apresentar um modelo de santidade próximo à realidade dos jovens. “A canonização é uma questão de marketing”, afirmou, também à agência internacional, a historiadora Kathleen Sprows Cummings.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação FBK e Viver.