Ouvindo...

7 de setembro: como foi a independência do Brasil?

O dia 7 de setembro é feriado nacional e relembra a proclamação de independência do país, que antes pertencia a Portugal

Tela “Independência ou Morte”, de Pedro Américo

Nesta quinta-feira (7), comemora-se um dos feriados mais importantes do Brasil: o Dia da Independência. Por isso, o 7 de setembro é um feriado nacional marcado por comemorações públicas nas grandes capitais.

Neste dia, em 1822, o imperador do Brasil, Dom Pedro I anunciou a independência do país, que antes pertencia a Portugal. A história conta que Dom Pedro teria proclamado o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo, mas alguns historiadores duvidam e afirmam que o grito trata-se de um mito.

Causas da independência

A independência do Brasil resultou de um processo de desgaste entre a elite dos colonos brasileiros com Portugal. Tudo teria começado ainda em 1808, quando a família real portuguesa se mudou para o Rio de Janeiro, fugindo da guerra de Napoleão e da ameça de invasão a Portugal pelas tropas francesas.

Com a chegada do rei Dom João VI, o Brasil passou por uma série de modernizações, com desenvolvimento econômico, cultural e artístico. Em 1815, o país foi elevado à condição de reino, deixando de ser uma colônia e passando a ser parte do reino português.

As constantes mudanças no Brasil, entretanto, desagradaram à elite portuguesa, que em 1820 desencadeou uma revolução exigindo reformas em Portugal e o retorno do rei à Lisboa. Com a pressão, a Corte portuguesa quis revogar todas as medidas tomadas pelo rei no Brasil, o que mobilizou a elite brasileira.

Em 1821, o Dom João VI decide voltar a Portugal e deixa seu filho com a administração do Brasil. Foi o príncipe regente Dom Pedro I que encabeçou a independência do país, mas não sem resistência. Pequenas batalhas foram impostas em alguns locais da Bahia, Pará e Cisplatina (atual Uruguai), entre as tropas de quem defendia a criação de um novo estado e de quem defendia os interesses da elite portuguesa.

Foi apenas dois anos depois, em 1824, que Portugal reconheceu a independência do Brasil, porque a Inglaterra decidiu mediar um acordo entre a ex-colônia e ex-colonizador. Na época, o Brasil se organizou como uma monarquia, e Dom Pedro I foi coroado como imperador.

Por que é feriado

O dia 7 de setembro é feriado a fim de manter a memória coletiva do país, uma vez que este dia foi um marco da fundação do Brasil. O dia foi transformado em feriado nacional durante o mandato do presidente Eurico Gaspar Dutra, em 1946.