Ciclomotores terão regras mais rígidas a partir de 2026; veja o que muda

Estados e municípios podem estabelecer normas complementares; mudanças foram definidas em resolução do Contran, aprovada em 2023

Ciclomotores terão regras mais rígidas a partir de 2026

Os ciclomotores terão novas obrigações para circular no país a partir de 2026. Entre as exigências estão habilitação, licenciamento e uso obrigatório de capacete e equipamentos de proteção. Bicicletas elétricas e equipamentos autopropelidos, como patinetes e monociclos, também passam a seguir novas normas.

As mudanças foram definidas em resolução do Contran, aprovada em 2023. O texto determina que ciclomotores deverão ser registrados, licenciados e identificados com placa. Para conduzi-los, será necessário possuir ACC ou CNH categoria A.

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Bicicletas elétricas e equipamentos autopropelidos seguem dispensados de registro e licença, mas terão regras técnicas e de circulação específicas. Estados e municípios podem estabelecer normas complementares, como liberar vias exclusivas ou cobrar IPVA, quando previsto em lei.

Veja os principais pontos da resolução:

Principais regras da resolução

  • Ciclomotor: veículo de 2 ou 3 rodas, até 50 km/h, motor a combustão de até 50 cilindradas ou elétrico de até 4 kW.
  • Bicicleta elétrica: tração humana com motor auxiliar de até 1.000 W, sem acelerador e com velocidade assistida máxima de 32 km/h.
  • Equipamento autopropelido: 1 ou mais rodas, até 1.000 W (ou até 4.000 W para monociclos autoequilibrados), até 32 km/h, largura máxima de 70 cm.

Registro, habilitação e equipamentos

Ciclomotores

  • Registro e licenciamento obrigatórios.
  • Placa obrigatória.
  • ACC ou CNH A.
  • Capacete e roupas de proteção obrigatórios.
  • Veículos fabricados antes da resolução devem ser registrados no Renavam até 31/12/2025.

Bicicletas elétricas

  • Dispensa de registro, placa e habilitação.
  • Devem ter: velocímetro (ou app), campainha, luzes noturnas, retrovisor esquerdo e pneus adequados.

Equipamentos autopropelidos

  • Dispensa de registro, placa e habilitação.
  • Devem ter: limitador de velocidade, campainha e luzes noturnas.

Regras de circulação em 2026

  • Ciclomotores: proibidos em vias de trânsito rápido e rodovias, exceto onde houver acostamento ou faixa específica.
  • Bicicletas elétricas: liberadas em ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Versões esportivas, com até 45 km/h, só podem circular em estradas e competições autorizadas.
  • Autopropelidos: podem ser autorizados a circular em áreas de pedestres até 6 km/h, ou em ciclovias e vias de até 40 km/h.

Infrações e penalidades

A resolução segue o Código de Trânsito Brasileiro. Entre as infrações:

  • Circular em local proibido — média.
  • Uso de ciclovias/calçadas sem autorização — gravíssima.
  • Ciclomotor sem placa ou sem licenciamento — gravíssima.
  • Conduzir sem capacete — gravíssima com suspensão da habilitação.
  • Ciclomotores e bikes elétricas em vias rápidas sem faixa própria — gravíssima.

Veículos fora das regras

  • Veículos exclusivos para fora de estrada.
  • Veículos de competição.
  • Equipamentos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

(Sob supervisão de Alex Araújo)

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Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.

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