Quando é o solstício de verão?

Confira informações sobre o solstício de verão, que acontece neste mês

Solstício marca o início do verão no hemisfério Sul

Dezembro chegou, marcando o início do verão meteorológico no hemisfério sul. No entanto, se você prefere esperar pelo solstício de verão antes de tirar os óculos escuros e a roupa de praia do armário, terá de aguardar mais algumas semanas.

O solstício marca o dia mais longo — e a noite mais curta — no hemisfério sul e o início do verão astronômico. Tecnicamente falando, o solstício é um momento específico, não um dia inteiro, e em 2025 ele acontece às 12h02 de 21 de dezembro.

Leia também

O que é o solstício de verão?

A palavra “solstício” vem do latim sol, que significa “sol”, e sistere, que significa “ficar parado”. O solstício de verão é o momento em que o Sol parece ficar parado, diretamente acima do Trópico de Capricórnio — a latitude mais ao sul que ele atinge anualmente.

Isso dá ao hemisfério sul seu dia mais longo do ano, com o Sol alcançando seu maior ângulo no céu. E deixa o hemisfério norte com menos luz solar e, consequentemente, com sua quantidade máxima de escuridão, caracterizando o solstício de inverno por lá. Temos solstícios porque a Terra é inclinada em seu eixo em 23,5 graus

No meio dos dois solstícios acontecem os equinócios, quando o Sol está diretamente sobre o equador.

Por que a data do solstício pode variar?

A data do solstício de verão pode variar ligeiramente de ano para ano. Isso ocorre porque a Terra leva cerca de 365,24 dias (mais ou menos alguns decimais) para completar uma órbita ao redor do Sol — ou seja, não é exatamente um ano.

Isso faz com que o horário do solstício avance cerca de seis horas a cada ano, o que soma um dia inteiro a cada quatro anos. Nesse ponto ocorre o ano bissexto, um dia extra no calendário, permitindo que o solstício retorne à sua data mais habitual.

Quanto tempo de luz haverá?

Devido à inclinação da Terra, o solstício de verão significa dias mais longos em latitudes mais altas do hemisfério sul.

No Brasil, por exemplo, estados mais ao sul terão um período de luz solar maior do que regiões próximas ao equador. É possível conferir horários exatos de nascer e pôr do sol em sites e aplicativos meteorológicos.

Dentro do Círculo Polar Antártico — até 23,5° de latitude do Polo Sul — o Sol não se põe, resultando no chamado “dia polar”.

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia

Ouvindo...