Muitas pessoas têm o costume de dormir com a televisão ligada. Esse hábito pode ser prejudicial à saúde, segundo pesquisas cientificas. Estudos recentes explicam como fazer isso pode afetar o sono e o bem-estar físico e mental.
Um estudo do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern, em Chicago, explica que a exposição prolongada à luz e ao som da televisão e de outros dispositivos interrompe o processo natural do sono.
Isso porque, durante o repouso, o corpo regula funções que impactam diretamente na saúde, como pressão arterial, frequência cardíaca e atividade vascular. A luz e o som interrompem esses processos, sobrecarregando o sistema cardiovascular , aumentando o risco de hipertensão, doença coronariana e derrame.
Como a luz artificial afeta o relógio biológico?
Além da televisão, as pessoas costumam ter contato com outras fontes de luz artificial na hora de dormir, como do celular ou até mesmo uma iluminação indireta vinda de um corredor próximo ou abajur, por exemplo. Todas elas são igualmente prejudiciais, porque o sistema que regula o sono é afetado por qualquer tipo de luz.
O cérebro interpreta a luz artificial como luz natural , suprimindo a produção de melatonina, o hormônio essencial para um sono reparador. Mesmo ações breves, como acender a luz para ir ao banheiro, podem ter consequências. Cinco minutos é o suficiente para eliminar completamente a melatonina do corpo.