As temperaturas de inverno chegaram a todo o mundo, trazendo consigo nevascas e frio extremo. Um dos países mais afetados por esta mudança de estação é o Canadá, na América do Norte, que, embora seja conhecido pelas baixas temperaturas ao longo do ano devido à sua posição geográfica, enfrenta um temporal particularmente gélido neste início de dezembro.
Historicamente, cidades em províncias como Alberta e territórios do norte, como Yukon e Territórios do Noroeste, experimentam o frio mais intenso durante o inverno canadense, que se inicia em dezembro. Em ocasiões de frentes frias extremas, essas regiões podem apresentar temperaturas que chegam a -50°C.
A semana passada já havia registrado fortes nevascas, que eram um mau presságio. No entanto, nada preparou os canadenses para o que os espera nesta quinta-feira, uma situação que deve superar a pior das previsões. Hoje, os cidadãos serão atingidos por um frio glacial que promete marcas históricas, com a sensação térmica caindo para -25°C.
Na próxima segunda-feira (8), a cidade de Whitehorse deve registrar temperaturas entre entre -23ºC e -26ºC.
Quatro dias de congelamento extremo
Esta situação extraordinária que o Canadá está prestes a vivenciar não será um evento isolado. Nos próximos dias, o frio extremo persistirá, mantendo-se, pelo menos, durante todo o fim de semana.
- Sexta-feira (5): O país manterá temperaturas abaixo de zero mesmo no momento mais “quente” do dia, com a sensação térmica atingindo -15°C. O cenário será de continuação do ambiente gélido, com céus nublados e reaparecimento das nevascas.
- Sábado: O clima segue a mesma linha, com temperaturas negativas ao longo do dia e neve em toda a região.
- Domingo: Para encerrar a semana, o frio voltará a se intensificar, com máximas de -9°C.
Dessa forma, o país enfrentará quatro dias consecutivos de congelamento extremo, sem recuperação térmica.
Alerta da AEMET na Espanha
Na Espanha, a situação também se torna perigosa. A Agência Estatal de Meteorologia (AEMET) emitiu um alerta na última terça-feira: “Acúmulos significativos de neve nas montanhas do norte peninsular e no leste do planalto sul, em cotas altas. Rachas de vento muito fortes no sul das Ilhas Baleares, Cantábrico, Alborán e amplas zonas do sudeste e da fachada oriental peninsular. Prováveis rajadas de 90 km/h durante a tarde nos litorais da Cantábria e Vizcaya”.