Por que a camisa da Holanda é laranja, se a bandeira não tem essa cor?

O fardamento da seleção holandesa é um dos mais emblemáticos da história das Copas do Mundo

A Holanda é a cabeça-de-chave do Grupo F da Copa do Mundo

O laranja forte, vibrante e historicamente trajado por uma reunião de jogadores de destaque mundial, representa um dos mais emblemáticos uniformes da história das Copas do Mundo: o da Holanda.

Entretanto, uma dúvida paira frequentemente sob os fãs de futebol: por que a camisa da seleção holandesa é laranja, se a bandeira do país (vermelha, branca e azul) não tem essa cor?

A explicação está relacionada ao período colonial da nação europeia. Isso porque, a camisa laranja é uma homenagem à Casa de Orange-Nassau, a família real holandesa.

O laranja é símbolo da dinastia e se tornou um símbolo de orgulho nacional e conexão cultural, utilizada principalmente em competições esportivas, desde o século XVI.

Leia também

Copa do Mundo 2026

Três vezes finalistas da Copa do Mundo (1974, 1978 e 2010), a Holanda está classificada para o Mundial de 2026.

Em busca do título inédito do torneio, a outrora ‘Laranja Mecânica’ está no grupo F, ao lado de Japão, Tunísia e o vencedor da repescagem 2 da Europa, que envolve Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia.

Leia também

Graduado em Jornalismo e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como repórter das editorias de Política, Economia e Esportes antes de assumir o cargo de chefe de reportagem do portal da Itatiaia.

Ouvindo...