Ela está chegando! Saiba quando será a próxima chuva de meteoros no Brasil

O fenômeno poderá ser visto duas vezes no espaço de uma semana

Imagem ilustrativa

Um fenômeno astronômico poderá ser visto em regiões do Brasil em dezembro. É a chuva de meteoros Pupidas-Velidas, que iluminará o céu de diversas partes do planeta, incluindo o do nosso país.

O fenômeno terá seu pico de observação entre nos dias 7 e 14 de dezembro, entre 21h e 22h. Esse horário também será o melhor para observar a chuva de meteoros.

Os detalhes da chuva de meteoros

  • 7/12: Máxima atividade da chuva de meteoros Pupidas-Velidas, que poderá ser observada a partir de 21h, direção sudeste; Conjunção entre Lua e Júpiter antes do amanhecer, direção noroeste, na constelação de Gêmeos;

  • 14/12: Máxima atividade da chuva de meteoros Geminidas, que poderá ser observada a partir de 22h na direção nordeste;

Dicas para observar melhor a uma chuva de meteoros

Segundo o portal Time And Date, tudo que você precisa é de um céu claro, sem nuvens e bastante paciência. Além, é claro, de saber se está olhando para o local certo no céu — o mapa interativo do site pode ajudar com isso.

  • Encontre um local de observação isolado, longe das luzes da cidade. Uma vez no local, seus olhos podem levar de 15 a 20 minutos para se acostumar com o escuro.
  • Leve um cobertor se fizer frio no local ou uma cadeira confortável com você, pois observar meteoros envolve o tempo de espera.
  • Depois de encontrar seu local de observação, se deite no chão e olhe para o céu. Um mapa interativo deve ajudar a encontrar a direção do radiante. Quanto mais alto o radiante estiver acima da linha do horizonte, mais meteoros você provavelmente verá.
  • As chuvas de meteoro costumam ter origem no ponto onde se encontra o radiante, mas eles podem ser vistos em qualquer lugar do céu.
Graduado em Jornalismo e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como repórter das editorias de Política, Economia e Esportes antes de assumir o cargo de chefe de reportagem do portal da Itatiaia.

Ouvindo...