Com o início do inverno previsto para o próximo dia 20 e com as ondas de frio que atingem o Brasil, o que passa pela cabeça de muitos é: como manter a casa quente?
Primeiro, é preciso entender o que é o ‘sentir frio’ ou ‘sentir calor’. Essa sensação que temos se dá devido à troca de calor que temos durante todo o tempo com o ambiente. O corpo com maior temperatura cede calor ao que tem menos temperatura e, em dias frios, essa troca é intensa.
Em casa, não é diferente. Ela fica mais fria devido à troca de calor com o ambiente, e o segredo para manter a casa aquecida é impedir que ela ceda calor ao ambiente externo, conforme explicou à Itatiaia Renato Pontone, professor de Física do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).
“A gente tem que impedir que a casa troque calor com o ambiente externo quando ela parar de ser aquecida. Durante o dia, o ideal é deixar persianas e cortinas abertas para a luz do sol aquecer o ambiente. E, depois, quando o ambiente deixar de ser aquecido, a gente tem que evitar que ela troque calor com a vizinhança”, explicou.
Até quando vai o frio em BH? Confira a previsão do tempo e o que esperar do inverno na capital Onda de frio 2025: por que ela despertou mais interesse no Google que a friaca de 2024? Vai fazer frio no feriado de Corpus Christi em BH?
Para evitar ceder calor para a vizinhança, o ideal é:
- fechar frestas de portas e janelas, colocando, por exemplo, um tecido vedando a entrada de ar frio;
- usar tapetes sobre o piso;
- em casos extremos, escolher materiais adequados na próxima construção (que sejam isolantes térmicos).
Uma outra alternativa também é comprar um aquecedor de ambientes.